Artigos do Presidente

Rede DEL: Desenvolvimento Econômico e Turismo Sustentável

Marcelo Queiroz

Presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac

O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa foi palco de um momento emblemático para o turismo do nosso estado e para o Brasil. Na última semana, foi assinado Termo de Cooperação com as entidades internacionais Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW), Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA). O objetivo foi o lançamento da Rede Nacional DEL Turismo, iniciativa que unirá as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável.

Além da Fecomércio RN e do Senac, os demais parceiros da iniciativa são a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina; a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul; o Fórum de Inovação e Desenvolvimento do Acre; a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais; e a Fundação Holandesa Green Destinations.

Este convênio é mais um resultado contundente de uma parceria que, há mais de dez anos, vem sendo construída no eixo Rio Grande do Norte-Alemanha, inicialmente com a Região da Renânia-Palatinado, e, agora, expande suas fronteiras para o estado da Baviera.

O principal expoente dessa parceria até então, o Projeto Verena, permitiu o intercâmbio de conhecimentos para desenvolvimento e aperfeiçoamento dos cursos de turismo e hospitalidade, ofertados pelo Senac; a construção de um modelo de certificação por competência inspirado no modelo DUAL de ensino alemão; a elaboração de uma plataforma de diálogo para o trade; a consolidação do nosso Hotel-Escola como uma referência em excelência e sustentabilidade; treinamentos com foco em inteligência turística que inspiraram a construção do Sírio, nosso Sistema de Inteligência do Turismo do RN, e, por fim, a implementação no RN de um programa voltado ao desenvolvimento econômico local, com foco no turismo sustentável, o nosso DEL Turismo.

Em cada um desses eixos de atuação, os resultados são inúmeros e efetivos. As premiações obtidas ao longo dos anos reconhecem e chancelam o trabalho de um grande e incansável time que, antes de tudo, é comprometido com o desenvolvimento dessa atividade tão essencial para a geração de empregos e para a economia do nosso estado.

A execução do DEL nos municípios parceiros (São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Tibau e Galinhos) tem promovido uma verdadeira transformação, especialmente na gestão do turismo local. O programa desenvolve um modelo de governança que propicia o planejamento turístico efetivo, focado na sustentabilidade e na participação dos atores locais como pilares essenciais para o desenvolvimento econômico.

Com a instituição da Rede Nacional DEL Turismo, esses resultados serão escalados para as outras regiões do Brasil, a partir de um ecossistema único, que permitirá às cidades participantes novas perspectivas e oportunidade, pontos essenciais no processo de retomada pós-pandemia.

O Turismo Sustentável é uma demanda existente e tendência global. Para permanecerem competitivos, os destinos e empreendimentos turísticos precisam, hoje, se engajar em uma política que aborde a temática de forma decisiva. O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, está dando mais essa contribuição para que o Rio Grande do Norte possa se consolidar internacionalmente como um destino sustentável de referência.

Outros artigos