Artigos do Presidente

Fecomércio COM ELAS: dando vez e voz ao empreendedorismo feminino

Marcelo Queiroz

Presidente da Fecomércio RN

No Rio Grande do Norte, 35% das empresas são comandadas por mulheres, sendo que 54% dessas empreendedoras possuem negócios no setor de serviços, segundo pesquisa do Sebrae RN com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números revelam uma participação cada mais vez crescente, e necessária, das mulheres no campo do empreendedorismo.

Entretanto, ainda existem muitos desafios a serem superados pelas mulheres dentro do mercado de trabalho. O relatório do Fórum Econômico Mundial, divulgado em 2021, estimou que levará quase 136 anos para que o mundo atinja a paridade de gênero, enquanto uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que a participação das mulheres no mercado de trabalho é 21% inferior a dos homens no Brasil.

Tentando contribuir na busca pela diminuição dessa disparidade e pensando no empreendedorismo feminino como ferramenta propulsora do desenvolvimento do nosso estado, a Fecomércio RN lançou, neste mês, a Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio COM ELAS – um grupo que nasce com o objetivo de apoiar mulheres empreendedoras, através de ações institucionais alinhadas às necessidades desse público.

Mais que isso, a Fecomércio COM ELAS faz parte da nossa missão de fortalecer a participação das mulheres na área empresarial, oferecendo apoio às todas que desejam empreender ou melhorar a gestão do seu negócio, além de promover a conexão entre mulheres empreendedoras de todo o estado.

O empreendedorismo feminino é importante por diversos fatores. O simples fato de ter uma maior inserção e representatividade de mulheres à frente dos negócios traz benefícios positivos para a economia, para as empresas e para a sociedade como um todo.

Um estudo publicado pela Mckinsey Global Institute revela que a promoção de igualdade de condições de trabalho entre homens e mulheres seria capaz de promover um salto de 30% do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro.

Por aqui, estamos fazendo a nossa parte. A criação da Câmara da Mulher Empreendedora inaugura um novo marco de transformação social e econômica do Rio Grande do Norte. É por acreditar na força das mulheres nos negócios que a Fecomércio se dispõe a trabalhar para impulsionar o empreendedorismo feminino.

Outros artigos