Artigos do Presidente

22 de novembro de 2022

Comprar de quem está perto é bom para todos

Marcelo Fernandes de Queiroz

Presidente da Fecomércio RN

O comércio de Bens, Serviços e Turismo é um dos pilares da economia potiguar. Estamos falando de mais de 200 mil empreendimentos em todo o estado, que geram ocupação e renda para 440 mil pessoas, sendo mais de 320 mil com carteira assinada.

Esses segmentos também são os principais responsáveis pela arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), respondendo por mais de 70% dos tributos recolhidos no Rio Grande do Norte.

Não nos resta dúvidas de que o comércio é a engrenagem principal que move a nossa economia. Estamos, agora, nos encaminhando para o período de maior oportunidade desses setores. Os meses de novembro e dezembro são tradicionalmente reconhecidos como os mais aquecidos para as vendas do varejo.

Datas como a Black Friday, Natal e Ano Novo, representam, historicamente, o ápice de toda a movimentação econômica do segmento de comércio e de serviços, e reflete, com isso, a abertura de novas vagas de empregos e oportunidades de negócios para comerciantes e empreendedores.

Este ano, em especial, temos ainda a copa do mundo de futebol, um evento ímpar e que mobiliza toda a população. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio RN, em Natal e Mossoró, 8 em cada 10 pessoas pretendem acompanhar os jogos do mundial. Essa movimentação toda deve injetar cerca de R$ 80 milhões no comércio das duas maiores cidades do estado.

Na esteira desse momento, o Sistema Fecomércio RN lançou a campanha “Compre de Quem está Perto”, com o objetivo de levar o consumidor a refletir sobre a importância de apoiar os empreendimentos localizados no estado.

De antemão, é importante destacar que não se trata de uma campanha contra o e-commerce ou que ignora as novas formas de comprar. Afinal, muitas empresas potiguares vendem online e são muito bem-sucedidas. Entendemos que é preciso buscar meios de fazer com que o consumidor encontre o que procura, mesmo on-line, mas de uma empresa que pode estar no mesmo bairro que ele.

Queremos levar a sociedade a refletir que, quando alguém compra de uma empresa de fora, distante e sem presença no estado, o dinheiro dele também está indo para fora, deixando de gerar transformação social e desenvolvimento aqui no estado. Para a se ter uma ideia, com as compras em outros estados chegamos a uma perda estimada, apenas em impostos diretos, da ordem de R$ 75 milhões por ano.

Quando compramos no comércio local, estamos contribuindo com a manutenção de empresas e fazendo com que a renda circule no nosso bairro, na nossa cidade, e se reflita em melhorias locais de forma direta. Esse é o compromisso da Fecomércio RN com o Rio Grande do Norte!

Outros artigos