Mais de 700 colaboradores do Senac RN participaram na quinta-feira (12) do Fórum de Planejamento 2025, no Teatro Riachuelo, em Natal. Com o tema “Da máquina de Escrever à IA”, o evento buscou apresentar a trajetória de 80 anos da instituição no Rio Grande do Norte, celebrar conquistas e traçar as estratégias para os próximos anos.
O evento teve início com a apresentação da companhia de teatral Atores à Deriva que levaram ao palco a trajetória do Senac desde a sua criação, na década de 40, pontuando diversos marcos históricos da instituição, dentre eles o surgimento do curso de datilografia, passando pelo início das capacitações na área de beleza, a partir dos anos 70.
Na sequência, a peça teatral apresentou as formações no segmento de informática e o começo da oferta dos cursos de idiomas na década de 90 e, por fim, as qualificações atreladas inteligência artificial e redes sociais oferecidas hoje pela instituição no Rio Grande do Norte.
Seguindo a programação, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, trouxe ao público os resultados e conquistas obtidos pela instituição no ano passado. Dentre os destaques, estão a reforma e ampliação das unidades do Senac Alecrim e Zona Norte, modernização da unidade em Mossoró, e futuros investimentos em infraestrutura para os centros educacionais de Assú e Caicó, fortalecendo a atuação do Senac no interior do estado.
O dirigente também destacou a inauguração da Casa do Comércio José Roberto Tadros, um dos principais marcos entregues em 2025. A construção consolida um modelo de gestão baseado em integração, eficiência e modernização com projeto baseado em quatro eixos: integração institucional, otimização de recursos, sustentabilidade e impacto na atuação do Sistema.
Planejamento e visão estratégica
O evento contou ainda com a apresentação do Planejamento de Longo Prazo (PLP) do Senac RN, conduzida pelo diretor regional, Raniery Pimenta; a executiva Financeira, Rafaela Sampaio; e o diretor de Educação Profissional, Leandro Trigueiro.
Eles detalharam as metas e estratégias para os próximos anos, ressaltando o compromisso da instituição com a inovação, qualidade de ensino e expansão das oportunidades de capacitação para a população potiguar.
Até 2029, a instituição prevê atingir a meta de 46 mil matrículas, por meio da ampliação da estrutura existente e novas unidades, além de chegar a quase 12 mil pessoas inseridas no mercado de trabalho. Em 2025, o Senac RN atendeu 95% dos municípios do estado.
Futuro
O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, apresentou a palestra “O Futuro do Trabalho: Gerações Conectadas e Inteligência Artificial”, que abordou as transformações tecnológicas e os impactos trazidos pelas mudanças geracionais no mercado de trabalho.
Outro momento de destaque foi a palestra de Juliana Vieira, especialista em imersão corporativa, que trouxe ao público reflexões sobre as novas tecnologias e seus impactos na vida pessoal e profissional. A apresentação contou com a participação musical da banda Os Essenciais, unindo interatividade e diversão.