Notícias

13 de janeiro de 2026

Turismo no RN cresce o dobro da média brasileira e sustenta alta dos Serviços em novembro

Análise do Instituto Fecomércio RN aponta que o resultado está diretamente ligado ao desempenho das atividades turísticas no estado

As atividades turísticas cresceram acima da média nacional no Rio Grande do Norte em novembro de 2025, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, divulgada na terça-feira (13). No comparativo com o mesmo mês de 2024, o turismo potiguar avançou 4,2% — o dobro da média brasileira, que ficou em 2,1%.

De acordo com análise do Instituto Fecomércio RN (IFC), esse desempenho foi determinante para a retomada do crescimento do setor de Serviços no estado, que registrou alta de 0,5% no 11º mês do ano, na comparação anual.

Enquanto o Brasil apresentou crescimento mais intenso no setor de Serviços em novembro, com avanço de 2,5%, o Rio Grande do Norte se destacou pelo protagonismo das atividades ligadas ao Turismo, que compensaram resultados mais moderados em outros segmentos.

Os resultados são atribuídos a fatores como o crescimento econômico no Brasil, voos extras, aumento do turismo internacional e o feriadão registrado no mês, entre os dias 20 e 23 de novembro. “Esse movimento reforça a importância do setor turístico para a dinâmica econômica do estado”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

No acumulado de 2025, a receita de Serviços no Rio Grande do Norte apresenta crescimento de 3,5%, desempenho superior à média nacional, de 2,7%, e o terceiro melhor resultado entre os estados do Nordeste. O turismo potiguar mantém ritmo ainda mais forte no ano, com alta de 5,1%, em linha com a média brasileira do segmento (+5,0%).

As taxas de crescimento do Turismo, superiores às do setor de Serviços tanto no recorte mensal quanto no acumulado do ano, refletem o melhor desempenho de atividades como alimentação, alojamento, agenciamento turístico, transportes e lazer, que seguem impulsionando a economia estadual. Para a Fecomércio RN, o cenário confirma o papel estratégico do setor na geração de renda e na sustentação da atividade econômica.

“O Turismo tem se consolidado como um dos principais pilares do setor de serviços no Rio Grande do Norte, com impacto direto sobre atividades que geram emprego e movimentam a economia em diferentes regiões do estado”, conclui o presidente.

Outras notícias

Ir para o conteúdo
Fecomércio RN
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.