Notícias

15 de dezembro de 2025

Mulheres que Constroem encerra seu primeiro ciclo com 70 participantes de Felipe Camarão, em Natal

Iniciativa da Fecomércio com Elas, em parceria com a ProMulher/ALRN, certificou mulheres após dois meses de atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal, qualificação profissional e empreendedorismo

O primeiro ciclo do projeto Mulheres que Constroem foi encerrado no sábado (13), no Instituto Vida Videira, no bairro de Felipe Camarão, em Natal, reunindo cerca de 70 mulheres que participaram de uma jornada de dois meses voltada ao desenvolvimento pessoal, qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo. A iniciativa é uma parceria da Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio com Elas com a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ProMulher/ALRN).

O encerramento foi marcado pela entrega de certificados de conclusão do Senac RN, cestas básicas do Sesc Mesa Brasil, kits de higiene pessoal, doados pela Drogaria Globo, e pela ação da Arara Social, que disponibilizou uma peça de roupa a cada participante. O momento simbolizou o fechamento de uma etapa importante do projeto, que alia acolhimento, capacitação e geração de oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora do Senac Carreiras e integrante da Câmara Empresarial da Mulher, Rose Câmara, o primeiro ciclo envolveu um percurso formativo completo, que integrou aspectos emocionais e técnicos. “Foram dois meses de uma jornada de desenvolvimento que começou pelo acolhimento, trabalhando autoestima e autocuidado, e avançou para a instrumentalização, com oficinas de doces e salgados, além de conteúdos de empreendedorismo e precificação. Muitas mulheres não tinham nenhum curso e hoje saem com um certificado que amplia as possibilidades, seja para empreender, seja para ingressar no mercado de trabalho”, destacou.

Rose explicou ainda que o projeto terá continuidade até junho, com a realização de mais duas turmas, totalizando três ciclos formativos em comunidades que ainda serão definidas.

As mulheres também foram beneficiadas com mais de uma tonelada de alimentos doados pelo Sesc Mesa Brasil. A diretor de Programas Sociais do Sesc RN, Camila Nóbrega, destacou o trabalho de integração das três casas do Sistema e da ALRN. “É uma relação importantíssima que traz acolhimento, atenção e carinho, e o Sesc se faz presente para apoiar essas mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social”.

Para a deputada estadual Cristiane Dantas, procuradora da ProMulher/ALRN, a iniciativa representa um impacto concreto na vida das participantes. “Essas mulheres foram ouvidas, acolhidas, capacitadas e resgataram a autoestima. É gratificante ver mulheres transformadas, com brilho nos olhos. Essa parceria com o Sistema Fecomércio fez toda a diferença nesses dois meses de atendimento, escuta e qualificação”, afirmou.

A representante do Instituto Vida Videira, Helena Rebouças, ressaltou a importância do projeto para a comunidade de Felipe Camarão. “É uma grande oportunidade de transformar vidas por meio do conhecimento. As oficinas de empreendedorismo e autocuidado mostram a essas mulheres que existem muitas possibilidades além da rotina diária, e que novas portas podem ser abertas a partir da qualificação”, pontuou.

O Mulheres que Constroem integra as ações conjuntas do Sistema Comércio no Rio Grande do Norte, por meio da Fecomércio com Elas, com foco na promoção da transformação social, no fortalecimento da autonomia feminina e na valorização das mulheres em diferentes comunidades do estado.

Outras notícias

Ir para o conteúdo
Fecomércio RN
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.