Encontro reuniu representantes de 15 estados, sendo espaço para integração técnica das áreas de pesquisa das Federações
A Fecomércio RN marcou presença durante o 12º Fórum Nacional de Dirigentes de Institutos Fecomércio (Fonadif), realizado em Cuiabá (MT). A Federação potiguar foi representada pelo diretor executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, no encontro que se consolidou como o principal espaço nacional de integração técnica entre os institutos de pesquisa do Sistema Comércio, com foco em metodologias, inovação e aumento do impacto das pesquisas para o setor.
“A participação da Fecomércio RN reforça o compromisso da entidade com a produção de dados qualificados que orientem decisões estratégicas do comércio local e regional”, afirmou Barrêto.
O fórum também contou com palestras do economista Dênis Nunes (Sebrae Nacional), que abordou metodologias, inovação e tendências em pesquisa, e de Vanessa Gasch, diretora do Movimento Mato Grosso Competitivo (MMTC), que tratou do papel dos institutos como núcleos de inteligência setorial. Em grupos de trabalho, os participantes elaboraram mapas metodológicos, identificaram gargalos e propuseram inovações para qualificar os estudos estaduais, além de planos de ação voltados a ampliar a visibilidade e o uso das pesquisas dentro e fora do Sistema Comércio.

Durante a programação aconteceu a cerimônia de transição da presidência nacional do Fonadif, quando Regina Malheiros, diretora executiva do Instituto Fecomércio DF, passou a liderança para Wenceslau Júnior, presidente do Sistema Comércio em Mato Grosso, que conduzirá o colegiado pelos próximos 12 meses.
Representaram o encontro institutos e federações de 15 estados: além do Rio Grande do Norte, participaram Pernambuco, Amapá, Maranhão (em processo de criação), Alagoas, Tocantins, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Sergipe, e delegações de Santa Catarina e Minas Gerais.