Encontro reuniu empresários, gestores públicos e parlamentares para discutir o futuro do trabalho, inovação com IA e os impactos das mudanças fiscais no ambiente de negócios

O workshop técnico promovido pelo Sindivarejo Santa Cruz, com o apoio do Sistema Fecomércio RN, na terça-feira (4), reuniu empresários, empreendedores, gestores públicos e parlamentares da região para uma manhã de orientação e alinhamento sobre temas estratégicos para os setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo: a inteligência artificial e a reforma tributária. A programação foi pensada para oferecer tanto reflexões conceituais quanto oficinas práticas voltadas à inovação empresarial.
O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, que conduziu o painel intitulado “O futuro do trabalho: gerações equilibrando inteligência humana e artificial”. Na sequência, o instrutor do Senac, Thiago Barreto, ministrou a oficina “Inovação empresarial com o uso de inteligência artificial”. Após um intervalo, o economista da Fecomércio RN, William Figueiredo, abordou por os efeitos da reforma tributária para empreendedores e gestores públicos.
“Com esse encontro, reforçamos o compromisso do movimento sindical e do Sistema Fecomércio RN com o fortalecimento do setor produtivo e com o desenvolvimento sustentável do estado”, afirma o presidente do Sindivarejo Santa Cruz, Márcio Macedo. Ele explica que, para os empresários, a combinação de debates sobre tecnologia e mudanças no sistema tributário sinaliza necessidades de adaptação diante de novos cenários. “Atualmente, os empresários precisam tanto entender como a IA pode otimizar processos quanto avaliar, com apoio técnico, o impacto de ajustes fiscais na operação e na competitividade”.