A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) participou, nesta quarta-feira (22), de mais uma etapa do programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro, iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio de seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur). A oficina estadual, realizada em formato on-line, reuniu cerca de 40 participantes entre representantes de entidades empresariais, gestores públicos, instituições de ensino e profissionais ligados ao trade turístico potiguar.
O encontro teve como foco discutir propostas e diretrizes para o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento sustentável no Estado e no País, em um espaço de construção coletiva.
Durante a oficina, os participantes revisitaram a metodologia do projeto e os resultados da primeira edição do programa, em 2022, quando 100% dos planos de governo nas eleições incluíram políticas voltadas para o turismo. Eles também conheceram o detalhamento dos dados da plataforma digital do programa, que reúne dados, indicadores e informações estratégicas sobre políticas públicas e projetos voltados ao turismo em cada estado brasileiro. Por fim, debateram os próximos passos para a construção das estratégias que serão apresentadas aos candidatos às eleições de 2026.
Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o Vai Turismo é uma ferramenta essencial para orientar políticas públicas e privadas voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor. “No Rio Grande do Norte, esta mobilização busca integrar os diferentes atores da cadeia turística e consolidar uma agenda de prioridades locais, contribuindo para o fortalecimento do turismo como atividade econômica estratégica, geradora de emprego, renda e oportunidades”, afirmou.
As contribuições dos estados serão reunidas pela CNC e apresentadas em um documento-síntese nacional, que servirá de base para o planejamento e as propostas do setor para o ciclo eleitoral de 2026.
Além da Fecomércio, o encontro contou com a participação das seguintes entidades: Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (ABAV RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RN), Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur RN), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH RN), IGR Costa das Dunas, Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares (SNHRBS RN), Cooperativa de Profissionais e Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte (ProTurismo), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do RN (Senac RN), Serviço Social do Comércio (Sesc RN) e das secretarias estadual de Turismo e do município de Natal.
Sobre o programa Vai Turismo
Idealizado pela CNC, o Vai Turismo – Rumo ao Futuro visa promover o diálogo entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, com o objetivo de posicionar o turismo como prioridade de Estado. O programa reúne informações estratégicas no Painel Vai Turismo: Inteligência Competitiva, que já conta com mais de 1,2 mil projetos cadastrados em todo o Brasil.