Parceria prevê ações de qualificação, saúde e empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade no RN
O Sistema Fecomércio RN e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Procuradoria Especial da Mulher (ProMulher), assinaram nesta quarta-feira (10) um Termo de Cooperação Técnica voltado à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O acordo tem como foco principal a realização de ações integradas de qualificação profissional, saúde, empreendedorismo, cultura, bem-estar e cidadania, com atenção especial a bairros periféricos de Natal e municípios do interior potiguar. As atividades serão desenvolvidas por meio do Sesc RN, Senac RN e da Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomércio RN – Fecomércio com Elas, em articulação direta com a Procuradoria da Mulher da ALRN.A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial ao ODS 5 – Igualdade de Gênero, da Agenda 2030 da ONU.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a assinatura representa mais que um gesto institucional. “A assinatura deste acordo é a materialização do compromisso da Fecomércio RN com o desenvolvimento social e com a promoção da equidade de gênero em nosso estado. Por meio da Câmara da Mulher Empreendedora, em articulação com o Sesc e o Senac, unimos forças à Assembleia Legislativa, por meio da Procuradoria da Mulher, para ampliar oportunidades de qualificação profissional, estimular o empreendedorismo e fortalecer a autoestima de mulheres em situação de vulnerabilidade.”
Para o presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira, “a parceria reforça o compromisso de oferecer oportunidades para que essas mulheres conquistem autonomia e possam ingressar no mercado de trabalho. A Assembleia reconhece e celebra essa união de esforços em prol de uma causa tão necessária”, afirmou.
Além do presidente do Sistema Comércio, participaram da assinatura do convênio: o diretor executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto; a executiva da Divisão de Projetos, Comunicação e Marketing, Luana Batista e a coordenadora da Fecomércio com Elas, Sâmela Gomes. Da Assembleia Legislativa, participaram as deputadas Cristiane Dantas, procuradora especial da ProMulher; e Terezinha Maia; além da coordenadora-geral da ProMulher, Samya Bastos, e a coordenadora de interiorização, Magaly Cristina.
Conexão, acolhimento e transformação
O projeto-piloto da parceria será o “Mulheres que Constroem – Conectar. Acolher. Transformar”, que beneficiará inicialmente 80 mulheres da comunidade de Felipe Camarão, em Natal. As ações incluem jornadas de desenvolvimento, oficinas de autoestima e bem-estar, plantões psicológicos, dias de autocuidado, atendimento em saúde, além de capacitações técnicas para geração de renda e fortalecimento da autonomia feminina.
De acordo com a deputada Cristiane, por meio do projeto, o objetivo da ProMulher é ir muito além do acolhimento: garantir condições para que essas mulheres sejam encaminhadas aos cursos disponibilizados pelo Sistema Fecomércio, permitindo que se qualifiquem e ingressem no mercado de trabalho. “Este termo de cooperação chega em um momento em que os casos de violência contra a mulher têm aumentado. Para romper esse ciclo de violência, é essencial oferecer meios para que essas mulheres conquistem autonomia por meio da qualificação profissional”, declara a parlamentar.
A bancada feminina da Assembleia, por meio da Promulher, já levou a iniciativa a mais de 40 municípios potiguares e a expectativa é que o projeto seja ampliado para outras localidades, consolidando uma rede de apoio institucional à autonomia feminina e contribuindo para a construção de um RN mais justo, inclusivo e com igualdade de oportunidades.