Setor de Alimentação e Bebidas apresentou variação negativa no mês
Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional
A inflação perdeu força e fechou o mês de junho em 0,24%, abaixo da taxa de maio, que foi de 0,26%. No ano, a inflação ficou em 2,99% e, nos últimos 12 meses, em 5,35%. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta quinta-feira (10) pelo IBGE.
O resultado mensal foi influenciado principalmente pela energia elétrica residencial, por causa da implementação da bandeira vermelha patamar 1, explica o gerente da pesquisa, Fernando Gonçalves.
“Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, apenas o de alimentação e bebidas apresentou variação negativa em junho. Habitação foi o grupo que apresentou a maior variação positiva, com alta de 2,96% registrada em energia elétrica residencial, principal impacto individual no índice do mês. Além do reajuste nas tarifas de algumas áreas, em junho estava vigente a bandeira tarifária vermelha patamar 1, com cobrança adicional de R$ 4,46 por 100 kW/h consumido.”
O grupo Alimentação e Bebidas registrou a primeira queda em nove meses, influenciada pela alimentação no domicílio e quedas no preço do ovo de galinha, do arroz e das frutas.
Fonte: Agência Brasil