Notícias

21 de fevereiro de 2025

Grupo Desenvolve Natal realiza primeira reunião de 2025 e define novas diretrizes

O grupo Desenvolve Natal, iniciativa que integra o guarda-chuva da Fecomércio RN, realizou sua primeira reunião de 2025 para apresentar um balanço dos objetivos alcançados entre 2019 e 2024 e traçar novas perspectivas para os anos de 2025 a 2027. O encontro, que aconteceu no Salão de Eventos do Hotel Senac Barreira Roxa nesta sexta-feira (21), reuniu representantes do setor produtivo, poder público e sociedade civil, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento urbano e econômico da capital potiguar.

Dentre as conquistas destacadas no período anterior, esteve a aprovação do Novo Plano Diretor de Natal (PDN), um marco regulatório essencial para o ordenamento da cidade. O fórum também promoveu debates e ações voltadas para o crescimento sustentável, a mobilidade urbana e a revitalização de áreas históricas da cidade.

“Esse grupo teve um papel fundamental na discussão da revisão do Plano Diretor, com várias colocações que foram inseridas no documento aprovado pela Prefeitura. As nossas ações foram destaques e reconhecidas pelo poder público”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Durante a reunião, o coordenador do grupo, o engenheiro Wilson Cardoso, apresentou uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), com o objetivo de identificar desafios e oportunidades para os próximos anos.

Com base nessa análise, o grupo Desenvolve Natal definiu diretrizes estratégicas para o período de 2025 a 2027, priorizando iniciativas que promovam a modernização da infraestrutura urbana, o fortalecimento do setor econômico e a melhoria da qualidade de vida dos natalenses.

Entre os temas que serão trabalhados, destacam-se a revitalização dos bairros históricos da Ribeira e da Cidade Alta, a regulamentação dos novos instrumentos urbanísticos previstos no Plano Diretor, como Fachada Ativa, Fachada Verde e Fruição Pública, além de outras medidas para impulsionar o crescimento urbano de forma organizada e inovadora.

Ainda durante do encontro, os participantes discutiram a nova formação de subgrupos temáticos para aprofundar a discussão e a execução de cada um dos temas priorizados. A expectativa é que as ações do fórum continuem contribuindo de maneira efetiva para o desenvolvimento de Natal, alinhando interesses públicos e privados em prol de uma cidade mais dinâmica e estruturada.

“Apresentamos nossos pontos de trabalho para esses próximos anos e já separamos quais os membros que irão trabalhar cada tema. Dessa forma, com nossas reuniões rotineiras, vamos buscar alternativas que promovam o desenvolvimento da nossa cidade”, comentou o coordenador, Wilson Cardoso.

Outras notícias

Pular para o conteúdo