Os resultados do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL no município de Macaíba foram apresentados nesta quarta-feira, 30, em um seminário na Casa do Empresário. O momento contou com a participação do vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda, equipe do Senac RN, representantes de órgãos públicos municipais e setor produtivo.
A programação do evento contou com apresentação dos resultados pela equipe técnica do Senac e formatação do plano de desenvolvimento econômico e inovação de Macaíba. O documento foi construído de forma colaborativa entre a Prefeitura Municipal, empresários, instituições de ensino e organizações da sociedade civil.
O plano visa impulsionar o desenvolvimento local com foco em quatro áreas estratégicas: Indústria e Desenvolvimento Territorial; Agricultura, Comércio e Serviços; Turismo, Cultura e Lazer; Educação, Ciência e Tecnologia.
O vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda, destacou a contribuição do Programa DEL para município em prol do desenvolvimento socioeconômico local. “O envolvimento dos atores do turismo local é um grande legado que está sendo deixado pelo programa DEL aqui no município, fortalecendo a governança municipal em prol do turismo”, disse.
Para o diretor de Educação Profissional do Senac RN, Leandro Trigueiro, a iniciativa tem impactado positivamente o turismo e a economia local, elevando a competitividade dos municípios onde é implantando.
Estiveram presentes membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e parceiros que participaram das ações do DEL ao longo do período, por meio das Câmaras Técnicas. O seminário também contou com as presenças do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Nascimento, do coordenador do Programa DEL pelo Senac, Marcelo Milito, a agente de articulação local, Aristela Tatiany
Também foi realizada a entrega de certificados a todos que contribuíram com o desenvolvimento do programa.
Programa DEL
O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, aderiu ao Programa DEL em 2017 e adaptou a metodologia às necessidades de municípios potiguares.
Inspirado na metodologia alemã para gestão do desenvolvimento econômico, a iniciativa tem como objetivo estimular a participação do poder público e sociedade civil em debates e ações voltadas para uma gestão sustentável do município, aumentando a competitividade e a capacidade de transformação dos locais onde é implantado.