Os municípios potiguares de Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul foram selecionados entre as mais destacadas histórias de boas práticas em turismo responsável no mundo, como parte da renomada premiação anual promovida pela organização holandesa Green Destinations. A cerimônia virtual de premiação do TOP 100 Stories 2024, realizada ontem (15), integrou a programação da Conferência Global Green Destinations 2024.
Ao todo, pelo Brasil, 14 destinos brasileiros foram selecionados entre as mais de 190 histórias inscritas em todo o mundo. Todos os municípios potiguares reconhecidos foram contemplados com ações promovidas pelo Programa de Desenvolvimento Local (DEL Turismo). A iniciativa é realizada pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina ( FACISC) e o Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW).
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca a presença do DEL Turismo nesses municípios como fator decisivo para impulsionar o desenvolvimento e reconhecimento do turismo do RN. “A inclusão destes destinos em um ranking internacional ratifica a eficiência do trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do DEL, transformado os modelos de gestão pública e privada nas localidades onde é implantado”, explica.
Para o diretor Regional do Senac RN, Raniery Pimenta, as cidades atendidas pelo Programa DEL tem trazido resultados que criam novos diferenciais competitivos. “Isso colabora tanto para o desenvolvimento da atividade turística local, quanto para a visibilidade internacional desses destinos”, afirma.
O TOP 100 Stories é uma competição internacional que celebra destinos que demonstram soluções inovadoras e responsáveis para superar desafios na gestão turística, com ênfase em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social. Os destinos participantes passam por uma criteriosa avaliação, que abrange de 15 a 30 indicadores de sustentabilidade, alinhados com as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Para garantir sua inclusão, cada destino precisa atingir um mínimo de 60% de conformidade com esses critérios.
Para Rodrigo Cidade, diretor superintendente do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), esse reconhecimento é um marco histórico. “Ver esses destinos brasileiros no TOP 100 Stories é uma declaração poderosa de que o Brasil é a vanguarda do turismo sustentável”, declarou.
Green Destinations
Fundada em 2014, a Green Destinations apoia destinos e empresas em todo o mundo a adotarem práticas de turismo mais sustentáveis. Por meio de programas de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte, a organização busca transformar o turismo em uma força propulsora para o desenvolvimento socioambiental.
No Brasil, o programa é implementado pelo Instituto DEL, parceiro oficial da Green Destinations, que desempenha um papel fundamental na promoção do turismo responsável e no apoio aos destinos brasileiros na busca por altos padrões de sustentabilidade global.