Notícias

22 de agosto de 2024

Especialistas se reúnem em Natal para discutir tecnologia e o futuro do trabalho

Inovar RN promovido pelo Sistema Fecomércio integra a agenda dos 75 anos da entidade e recebeu Ricardo Amorim, Diogo Cortiz e Nina Silva

Inovação, inteligência artificial e os desafios do futuro do trabalho foram os temas centrais dos debates que reuniram um público de aproximadamente 1.500 pessoas em Natal, na quarta-feira (21). Promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, a primeira edição do Inovar RN trouxe o tema “O futuro é humano” ao palco do Teatro Riachuelo, com a presença do economista Ricardo Amorim e os especialistas em tecnologia Diogo Cortiz e Nina Silva.

Parte das comemorações pelos 75 anos da Fecomércio RN, o evento reforçou o compromisso da entidade com a qualificação dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo no estado. Além disso, o Inovar RN marcou o primeiro passo do Observatório do Futuro do Trabalho, iniciativa que vai mapear tendências e anseios com relação ao mercado, novas tecnologias e profissões no Rio Grande do Norte.

Na abertura, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, enfatizou o impacto das transformações tecnológicas e a necessidade de um foco humanizado. “Vivemos um momento de transformação como nunca antes. A revolução digital e a inteligência artificial têm alterado profundamente o mercado de trabalho e as relações sociais. Por isso, o futuro é humano. Estamos aqui para tratar a inovação como uma força real que já molda a economia e o trabalho”, destacou.

O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, explica o objetivo do evento. “Estamos sempre atentos a esses debates que são tão importantes e que estão mudando e vão mudar ainda mais o mercado de trabalho e o dia a dia das pessoas. O Senac traz hoje para Natal grandes nomes que vão despertar esse debate nos empreendedores, nas empresas, colaboradores e estudantes”.

Transformação digital e um novo mercado de trabalho

As palestras foram abertas pelo economista Ricardo Amorim que falou sobre como a inovação e novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, vão impactar a economia e os mercados. “Eu acho que até agora ainda viu pouco do impacto, do que vai acontecer. Toda nova tecnologia quando surge traz expectativas superinfladas de como as coisas vão acontecer. Mas, em prazos mais longos, as coisas mudam brutalmente. A IA não é uma novidade, cujo conceito vem da década de 30. A novidade é a facilidade de uso causada pelas Ias generativas que tem essa capacidade de criar”, analisou.

Depois, foi a vez do especialista em Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes, Diogo Cortiz, subir ao palco. “A IA vem mostrando, cada vez mais, o seu valor. Passamos por uma fase de euforia e estamos entrando numa fase mais organizada, de entender onde queremos usá-la. Com o passar do tempo, seus benefícios vão ficar ainda mais evidentes, com mais clareza para remuneração de quem produz o conteúdo que alimenta a inteligência artificial, a ética e a própria regulação”.

“Precisamos discutir temáticas como essa no Brasil inteiro. No caso do Rio Grande do Norte, este é um momento importante para discutir o que é inovação para as comunidades do estado. Vivemos em um país continental e a gente precisa trazer o diálogo das novas tecnologias e soluções para que elas alcancem as pessoas de forma mais diversa, oferecendo uma empregabilidade digna”, afirma a sócia fundadora do Movimento Black Money, Nina Silva, que encerrou as palestras da tarde.

Observatório do Futuro do Trabalho

Nos intervalos entre as palestras, os participantes foram convidados a responder uma breve pesquisa, tendo perguntas com foco nas tendências de mudança de emprego, aspirações profissionais e os impactos das inovações tecnológicas e sociais.

O objetivo é contribuir com uma iniciativa que está sendo lançada pelo Senac RN durante o Inovar RN, com o propósito de reunir informações que irão traçar o panorama sobre futuro do trabalho no Rio Grande do Norte.

Com o lançamento do Observatório do Futuro do Trabalho, o Senac pretende identificar as principais motivações e desafios enfrentados pelos profissionais, além de mapear as oportunidades emergentes no mercado de trabalho, contribuindo para um entendimento mais profundo das transformações em curso e futuras no cenário laboral do Rio Grande do Norte.

A pesquisa é contínua e aqueles que desejarem contribuir podem acessar o formulário e responder o levantamento de forma voluntária clicando aqui.

Liquida Natal 2024

Durante o evento, também foi lançada a campanha Liquida Natal 2024, organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Natal), com apoio da Fecomércio RN. Serão 10 dias de campanha, de 30 de agosto a 8 de setembro, quando os consumidores poderão aproveitar descontos e concorrer aos prêmios.

Entre as premiações, 1 carro BYD 0km, 2 motos 0km e dois caminhões de prêmios. A cada R$ 50 em compras, o cliente recebe um cupom para depositar nas urnas distribuídas em todos os shoppings da cidade, na sede da CDL Natal e da Fecomércio RN.

SERVIÇO | Observatório do Futuro do Trabalho – Senac RN

Contribua com a pesquisa respondendo ao formulário

Clique aqui para participar

Outras notícias

Pular para o conteúdo