O Senac RN realizou a entrega de certificados para dezessete alunos da comunidade indígena Lagoa do Tapará, localizada em Macaíba, na quarta-feira, 22. Os participantes concluíram o curso de Turismo de Base Comunitária. Com carga horária de 80 horas, a capacitação foi ofertada gratuitamente à comunidade por meio do Programa Senac Gratuidade, fruto de uma parceria entre o Sistema Comércio e a Prefeitura de Macaíba, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Cultura e Turismo.
“Desenvolvemos a aprendizagem dos alunos dentro dos conceitos do turismo comunitário e que resultou na realização de projetos e ações voltadas para a própria comunidade. Por meio do protagonismo local, conseguimos construir ideias para um roteiro turístico que valoriza as tradições e a gastronomia”, explica o instrutor do Senac RN, Eric Dias.
Para o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, essa é mais uma oportunidade da instituição de democratizar o acesso à capacitação como aliada à valorização da cultura dos povos originários.
“Essa é a nossa missão: educar para transformar vidas, especialmente para além das estruturas físicas da instituição. Estamos fortalecendo a identidade cultural da comunidade, promovendo valorização das tradições e gerando novas possibilidades de renda”, afirmou o gestor.
“Foi uma experiência em que, a partir de agora, podemos mostrar para o mundo que nós estamos aqui, estamos vivos, preservando e fortalecendo a cultura indígena potiguar”, relatou Francisca Bezerra, cacica da aldeia Lagoa do Tapará.
Também participaram da solenidade a gerente da Escola Senac Barreira Roxa, Fernanda Ledebour, e o secretário de Cultura e Turismo de Macaíba, Sérgio Nascimento.