Com atrações musicais e religiosas, evento teve influência positiva nos negócios e foi aprovado pelo público
Em 2023, a Festa de Sant’Ana de Currais Novos atraiu cerca de 140 mil pessoas e injetou mais de R$ 44,9 milhões na economia do município – um aumento de 144% em relação ao ano passado, quando o evento movimentou R$ 18,4 milhões. Os dados fazem parte de pesquisas do Instituto Fecomércio RN (IFC), apresentados na quinta-feira (19), que apurou que a festa foi bem avaliada não apenas pelo público, mas também pelos empresários que atuam na região.
De acordo com a entidade, 96,2% dos participantes pretendem voltar na próxima edição e o movimento gerado pelo evento teve uma influência positiva para 76,8% dos negócios.
“Além de mostrar que o evento foi um sucesso, as pesquisas ajudam a justificar o investimento realizado pelo poder público. Com uma grande variedade de atrações musicais e religiosas, a festa deste ano teve um impacto grandioso na economia de Currais – principalmente para aqueles pequenos negócios. Para quase 90% dos microempreendedores e dos informais, as vendas foram boas ou muito boas”, ressaltou Helder Araújo, presidente do Sindicato do Comércio Varejista do município (Sindivarejo Currais Novos).
Para mapear o perfil dos participantes e a percepção dos empreendedores da Festa de Sant’Ana de Currais Novos 2023, o Instituto Fecomércio RN (IFC) ouviu 501 pessoas entre os dias 15 e 25 de julho. Além disso, a equipe da entidade entrevistou, no mesmo período, 151 empresários dos segmentos de comércio e serviços do município. Ambas as pesquisas possuem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Gasto médio de turistas e residentes cresceu
A maior parte das pessoas que participou da Festa de Sant’Ana de Currais Novos pertence ao sexo masculino (55,5%), tem de 35 a 59 anos de idade (43,5%), possui ensino médio completo (50,7%) e recebe de 2 a 5 salários mínimos por mês (51,9%). Diferente do observado no evento do ano passado, a maioria dos participantes (52,7%) reside no município, enquanto 47,3% é turista, principalmente de Natal (12,8%) e Lagoa Nova (5,2%).
Além disso, apesar de não terem despesas adicionais, como hospedagem, o gasto médio dos residentes cresceu cerca de 44,5% desde a última edição do evento – saltando de R$ 215,17 para R$ 310,99. O valor ainda é inferior ao registrado pelos turistas, mas se aproxima da média de R$ 332,53 gasto por cada visitante. O aumento na presença e dos gastos dos residentes pode indicar um maior engajamento da comunidade local com o evento.
“Com o aumento da participação e dos gastos de residentes, a edição deste ano é uma amostra não só do potencial econômico, mas também do quão tradicional é a Festa de Sant’Ana. Esse evento é uma figurinha carimbada no calendário de quem vive em Currais e na região Seridó. Não é à toa que a maioria dos entrevistados, mais de 52%, já participou seis ou mais vezes”, ressaltou o diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber.
Faturamento superou expectativa dos empresários
De acordo com o levantamento do Instituto Fecomércio RN, o volume de vendas durante a Festa de Sant’Ana de Currais Novos de 2023 foram avaliadas como boas ou muito boas pela maior parte (76,2%) dos empreendedores entrevistados. A soma de quem considerou o faturamento bom ou muito bom é expressiva, principalmente, entre os negócios informais (89,3%) e microempreendedores individuais (76,5%).
Para aproveitar o movimento gerado por esse período comemorativo, os empreendedores de Currais Novos investiram principalmente na ampliação do estoque (49%) e no aumento da variedade de itens (40,4%). Além disso, cerca de um em cada quatro (24,5%) afirmaram que precisaram contratar funcionários extras para os festejos – número maior do que o registrado no ano passado, quando 20,7% almejavam contratar para o evento.
O pároco da Igreja de Sant’Ana, Cláudio Oliveira, afirmou que os números aumentam a responsabilidade nas próximas edições do evento. “A Festa de Sant’Ana só é sucesso por causa das parcerias com a prefeitura, Sindivarejo e CDL. Nosso município tem uma vocação para turismo religioso e se reforça com a nossa festa”, comentou.
A vice-prefeita Ana Albuquerque, que representou o prefeito Odon Junior, se disse satisfeita com os resultados e apontou que os indicadores são um norte do que necessita ser revisto, “devemos rever a estrutura para acomodar melhor os residentes e visitantes e pensar estratégias para fortalecer o comércio local”.
Clique aqui para ver o relatório completo: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/