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12 de setembro de 2023

Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomércio RN apresenta cronograma de atividades para 2º semestre 

As mulheres que compõem a Fecomércio Com Elas, Câmara da Mulher Empreendedora da Federação, conheceram, nesta terça-feira (12), o cronograma de ações para o segundo semestre. O encontro executivo aconteceu no Café Dorian Gray, no Hotel Barreira Roxa. 

“Após o planejamento estratégico que fizemos com as mulheres que compõem a Câmara, apresentamos hoje a série de atividades para o segundo semestre. A primeira entrega foi a pesquisa sobre o Perfil e Desafios das Empreendedoras do RN, que apresentamos em julho, e traçou o diagnóstico do empreendedorismo feminino. Em cima desses dados e do encontro que tivemos no planejamento, mapeamos as necessidades e o trabalho que iremos desenvolver”, comentou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O levantamento feito pelo Instituto Fecomércio RN apontou que a maior parte das empreendedoras que responderam à pesquisa têm entre 45 e 54 anos (37,3%), ensino médio completo (54,2%), atuam na modalidade MEI – Microempreendedor Individual (51,2%), são as fundadoras de suas empresas (79,6%), começaram a empreender há mais de 10 anos (47,3%) e fazem parte do setor do comércio (60,2%). 

Mais de 84% das empreendedoras do RN são mães e 47,2% afirmaram que possuem dificuldades em conciliar a gestão do negócio com o cuidado com os filhos. De acordo com a pesquisa, a falta de acesso a crédito (63,7%) e a dificuldade em conciliar vida pessoal e profissional (40,8%) são os dois principais obstáculos enfrentados pelas empreendedoras do Rio Grande do Norte. 

Para lidar com os desafios do empreendedorismo feminino e as dificuldades que precisam enfrentar ao longo de suas jornadas profissionais, pelo menos 27% das mulheres entrevistadas são parte de redes de apoio; enquanto 24% gostariam de participar desse tipo de iniciativa. Para elas, essa é uma forma de compartilhar experiências (42,3%), fazer networking (31,8%) e ter acesso a recursos ou informações (28,9%). 

A pesquisa foi apresentada pela coordenadora da Divisão de Inovação e Competitividade, Lívia Aires. Veja o relatório completo: https://fecomerciorn.com.br/pesquisas. 

Plano de trabalho 

A coordenadora da Fecomércio Com Elas, Sâmela Gomes, junto com a secretária, Dalliany Rocha, apresentaram as ações que serão desenvolvidas ao longo deste segundo semestre. Uma série de oficinas de excelência empresarial serão promovidas, trazendo temas como network, caminhos profissionais, tecnologia transformadora, sustentabilidade empresarial dentre outros temas voltados para o empreendedorismo feminino. 

Além disso, será lançado um edital de mentoria Fecomércio Com Elas: Mulheres que Inspiram, reunindo empresárias que auxiliaram o desenvolvimento de liderança de outras empreendedoras; e o evento Negócios em Conexão, uma rodada de negócios para fomentar a cadeia econômica feminina. 

Em paralelo, o Sesc RN irá oferecer Cursos de Valorização Social, oferecendo oportunidades de inclusão social por meio do desenvolvimento de habilidades em ações educativas que levam em consideração a sustentabilidade, inovação social, geração de renda, economia solidária, consumo consciente e comércio justo. Cursos de lettering, culinária, artesanato, artes manuais, entre outros serão oferecidos gratuitamente. Já o Senac RN lançou o projeto Senac Conectando Mulheres, que visa incentivar e promover o empreendedorismo feminino no interior do RN, levando capacitação de qualidade às mulheres empreendedoras do estado através de parceria com as Secretarias de Assistência Social dos municípios. 

“Esse é o nosso plano de trabalho para todo o segundo semestre. Diante do que foi mostrado na pesquisa, as preocupações, as dúvidas de como acelerar os negócios, pensamos nessa programação de trabalho, oferecendo cursos e capacitações com o Sesc e Senac, a formação de mentoras acelerando a carreira de outras mulheres, e em novembro, a promoção da rodada de negócios. São mulheres que fazem negócios com outras mulheres, não apenas desenvolvendo suas lojas, seus comércios, mas também tendo impacto na nossa economia”, afirmou Sâmela.

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