Festa do Sabugo movimentou mais de R$ 55 milhões no comércio de Parnamirim, aponta Instituto Fecomércio RN
302 mil pessoas participaram do evento e cerca de 95% pretendem voltar na próxima edição
A Festa do Sabugo 2023, realizada em Parnamirim, entre os dias 20 e 26 de agosto, foi bem avaliada pelas pessoas que participaram e teve um impacto positivo nos negócios da região. Cerca de 95% das pessoas que prestigiaram o evento deste ano pretendem voltar no próximo ano, de acordo com levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC). A média geral de avaliação do evento foi de 9,22, de um total de 10 pontos.
Os dados foram apresentados pelo presidente da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, e pelo diretor de Inovação e Competitividade, Luciano Kleiber, ao prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, em reunião na manhã desta terça-feira (5), no auditório da Prefeitura Municipal de Parnamirim. Também estiveram presentes os secretários do Gabinete Civil, Homero Grec; de Turismo, Jarbas Filho; e de Segurança; Marcondes Pinheiro.
Para o presidente da Fecomércio RN, as pesquisas são fundamentais para planejar melhorias. “A maioria das pessoas participou da festa por causa das atrações musicais, então esses dados também servem para justificar o investimento da Prefeitura. Assim, além de trazer alegria para a população, o evento movimentou mais de R$ 55 milhões, dando oportunidade também aos empreendedores e ambulantes”, ressaltou Marcelo Queiroz.
As duas pesquisas do Instituto Fecomércio RN foram desenvolvidas no período de 20 a 27 de agosto. Para mapear o comportamento dos participantes do evento e a percepção dos empresários da região, a equipe do IFC entrevistou um total de 504 pessoas que participaram da Festa do Sabugo, além de 204 empreendedores formais e informais. O estudo tem margem de erro aproximada de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Quase 95% dos participantes pretendem voltar na próxima edição
A maior parte do público da Festa do Sabugo 2023 é do sexo masculino (54,6%), tem de 35 a 44 anos de idade (31,3%), concluiu o ensino médio (55,2%) e tem renda de 2 a 5 salários-mínimos (49,2%). A pesquisa também concluiu que a maioria das pessoas que participaram do evento mora em Parnamirim (63,9%), enquanto 36,1% eram turistas ou visitantes – revelando que a festa tem grande apelo em outros municípios do RN, como Natal (21%) e São José do Mipibu (3,4%).
Além de prestigiar as apresentações musicais (85,9%), muitas pessoas que participaram da Festa do Sabugo visitaram o comércio local (27%), movimentando a economia do município. “Para cada R$ 1 investido na festa, cerca de R$ 15,20 foram injetados na economia. Se compararmos com o último carnaval da cidade, que movimentou 66 milhões de reais, podemos dizer que a Festa do Sabugo se tornou um segundo carnaval para Parnamirim”, explicou o diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber.
No geral, o evento foi bem avaliado pelo público e a grande maioria dos participantes (94,8%) expressou uma forte intenção de retornar ao evento no próximo ano. Os aspectos com a maior quantidade de avaliações “ótimas” foram as atrações musicais (67,3%), a divulgação da festa (57,9%), a segurança do evento (55,2%) e a organização das atividades (51,4%). De zero a 10, as pessoas que participaram da Festa do Sabugo 2023 avaliaram o evento com a nota 9,22.
Mais de 80% dos negócios tiveram vendas iguais ou melhores
A maior parte dos negócios ouvidos pelo Instituto Fecomércio RN são MEI (55,9%) e Microempresas (23,5%). De acordo com a pesquisa, eles consideram que o movimento gerado pela Festa do Sabugo foi bom (43,1%) ou muito bom (25,5%), beneficiando os negócios do município. Para 56,9% dos empreendedores entrevistados, o valor faturado neste ano superou o do ano passado; para 24% as vendas foram iguais ao ano anterior; e para 19,1% foram inferiores a 2022.
Com o objetivo de atrair consumidores durante o evento, os estabelecimentos adotaram principalmente estratégias de divulgação (57,4%); preços baixos/promoções (21,1%); e atendimento personalizado (10,3%). Além disso, de acordo com os entrevistados, a organização do evento precisa investir em melhorias voltadas para trânsito, mobilidade e sinalização (22,5%); infraestrutura (21,6%); aumentar a divulgação (17,6%); estacionamentos (16,2%); entre outros.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.
Cookies estritamente necessários
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.
Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.