Notícias

17 de janeiro de 2023

Pesquisa incentiva turismo em Natal

Uma pesquisa realizada pela Preply e divulgada em 5 de dezembro do ano passado, coloca Natal como a 2º cidade mais educada do País e a 1º do Nordeste, atrás apenas de Brasília e à frente de Curitiba, capital do Paraná. Para entidades do setor do turismo do Rio Grande do Norte, o levantamento é positivo e melhora a imagem da capital potiguar frente a possíveis visitantes, pois enfatiza a hospitalidade do povo natalense. Para eles, notícias como essa oferecem, ainda, a oportunidade de se trabalhar o Destino Natal.

“Isso repercute positivamente não só para Natal, mas é um acompanhamento de como o natalense é acolhedor, se dedica e trata o seu melhor cliente que é o turista”, afirma o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN, Habib Chalita. De acordo com ele, o próximo passo é trabalhar na aplicação desta repercussão para atrair mais turistas. “É saber aplicar essa repercussão, trazer mais turistas para cá, principalmente com um mote desses, falando que nós somos educados”, complementa.

Já para o presidente a Associação da Indústria de Hotéis, Abdon Gosson, a pesquisa é bem aceita assim como todas que trazem repercussão positiva para a capital potiguar. “É sempre muito bem aceito qualquer pesquisa dessas que tragam números positivos”, comenta. O presidente afirma, ainda, que o levantamento ajuda a contribuir para uma imagem que já é pregada, a do natalense acolhedor. 

“Temos sol, mar, a temperatura da água é muito boa, a receptividade do nosso povo, a educação, o prazer de receber, a nossa gastronomia. Tudo isso, em qualquer lugar do mundo, influencia fortemente no prazer e na satisfação daquele que viaja e a capacidade de influenciar outros a virem”, finaliza Gosson.

Para um dos representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Max Fonseca, essa é a oportunidade de trabalhar o resultado da pesquisa e propagar o Destino Natal aliado a outras características já amplamente divulgadas, como o sol, o calor e a as praias da via costeira. “Foi muito importante essa pesquisa e ela merece ser bem trabalhada”, afirma. De acordo com ele, os empreendimentos do setor também tendem a se beneficiar com notícias como esta. “Os bares e restaurantes acabam também colhendo com esse tipo de pesquisa”, diz.

Para eles, o ponto que mais merece destaque é a receptividade do natalense, que em geral, costuma lidar diariamente com turistas e pessoas que chegam para visitar a cidade por curtos períodos de tempo. No começo do ano passado, a capital chegou a liderar o ranking da Buson, de destinos mais procurados para viagens de verão no Brasil.  O aplicativo possui mais de 250 empresas parceiras e oferece em torno de 70 mil rotas por todo o Brasil

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE buscou ouvir turistas e moradores nos arredores da Praia do Meio. Alguns concordam com o resultado da pesquisa, outros discordam. O cozinheiro Alex do Nascimento, 38, é um dos que concordam. Para ele, a educação do natalense se destaca entre os cidadãos de outros estados. “É bem mais educado do que o pessoal de outros estados, principalmente os de Recife e João Pessoa. Um povo muito hospitaleiro, principalmente para quem vem de fora”, comenta.

Sua colega, a cantora profissional Dinha Lucena, 57, concorda. “Eu gosto, sempre venho a Natal. Eu concordo com algumas coisas e também discordo. As praias belíssimas, essa questão do turismo, eu acho muito importante. A cidade tem muita coisa a oferecer. Eu me sinto bem acolhida”, diz. Ela é de São José do Sabugi e visita Natal sempre que pode.

O estudo ouviu cerca de 1,6 mil moradores locais e residentes das principais cidades brasileiras. O objetivo era descobrir quais são as cidades mais rudes, educadas e generosas do País. De acordo com divulgação da Preply, os dados foram selecionados para dar uma pontuação para cada um dos comportamentos em cada cidade, e com isso foi calculada a pontuação geral para todas. As cidades mais rudes obtiveram notas maiores.

Não cumprimentar estranhos foi uma das características avaliadas pela Preply, bem como outras caraterísticas como ter uma linguagem corporal fechada, não respeitar o espaço pessoal de outras pessoas, ser grosseiro com funcionários, furar a fila e não dar gorjeta. A educação no trânsito também foi um dos pontos avaliados. Natal, ficou com média  5.85, atrás apenas de Brasília, com 5.74 e à frente de Curitiba, 5.91.

Confira a pesquisa completa aqui: https://preply.com/pt/blog/cidades-mais-rudes/

Fonte: Tribuna do Norte

Outras notícias

Ir para o conteúdo
Fecomércio RN
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.