12 de maio de 2022

Senac RN e Prefeitura de Parelhas discutem sobre implantação do Programa DEL Econômico no município

Em reunião realizada entre o Senac RN e a Prefeitura Municipal de Parelhas, na região do Seridó, foi apresentado a proposta de implementação do Programa de Desenvolvimento Local – DEL no município. O encontro foi liderado pelo prefeito de Parelhas, Tiago Almeida e o gestor regional do Senac, Benjamin Garcia. Na ocasião, a equipe técnica que integra o DEL, apresentou a metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local.

O Programa DEL foi implantado no Rio Grande do Norte por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, FASISC-SC, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BFZ, BBW e SEQUA.Com adaptações focadas no fortalecimento da economia local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada município.

No Rio Grande do Norte, os municípios de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Parnamirim, Tibau e Galinhos já aderiram ao programa no formato DEL Turismo. Assú e São José de Mipibu implantaram o DEL no formato econômico.

Após a apresentação, o prefeito Tiago Almeida se comprometeu em analisar o documento junto à equipe administrativa.