Notícias

11 de junho de 2021

Senac RN promove bancas avaliadoras para certificação profissional com base em método alemão

Oferecer formação profissional através da avaliação prática e da experiência de trabalhadores. Com esse objetivo, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, realizou, entre os dias 07 e 09 de junho, uma série de bancas avaliadoras no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, a fim de certificar profissionais nas ocupações de garçom, recepcionista e camareiras em meios de hospedagem.

As bancas avaliadoras fazem parte de um método de ensino chamado “Dual”, utilizado na Alemanha, país que tem a formação profissional reconhecida como uma das melhores do mundo. Este método alia aulas à experiência profissional, para obtenção de uma qualificação diferenciada.

Ao todo, 30 trabalhadores participaram desta etapa, que foi oferecida gratuitamente, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), cujo propósito é garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.

Para participar, os candidatos precisaram comprovar experiência de dois anos na ocupação em que desejavam a certificado profissional. Eles foram submetidos a uma prova teórica e uma prova prática onde foram avaliados por uma banca especializada, formada por empresários do setor e equipe técnica do Senac RN. O resultado preliminar será divulgado no próximo dia 16 de junho.

O Programa de Certificação por Competência do Senac integra um conjunto de ações realizadas no Projeto Verena – parceria desenvolvida entre o Sistema Fecomércio RN e a Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier (EIC Trier), na Alemanha, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento do turismo norte-rio-grandense. O certificado profissional também será assinado pela EIC Trier, sendo reconhecido e válido em toda União Europeia.

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo