16 de maio de 2019

CNC e Banco do Nordeste firmam convênio para ofertar crédito mais barato e desburocratizado para o Comércio, Serviços e Turismo da região

A celebração de um convênio entre a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e o Banco do Nordeste, efetivada pelos presidentes José Roberto Tadros (CNC) e Romildo Rolin (BNB) marcou a programação desta quinta-feira, 16, do 35º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), que segue até amanhã no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e conta com a participação de uma comitiva com cerca de 40 empresários, diretores e executivos da Fecomércio RN e de sindicatos filiados à entidade. A comitiva é liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

A celebração do convênio foi costurada em uma reunião realizada no último dia 6 de maio, na sede do Banco, e que contou com a presença do presidente potiguar e de presidentes de outras quatro federações de comércio do Nordeste (PE, AL, CE) e de Minas Gerais. A iniciativa foi coordenada pelo presidente licenciado do Sistema Fecomércio Ceará e vice-presidente administrativo da CNC, Luiz Gastão Bittencourt.

Para Marcelo Queiroz, a assinatura do convênio é um marco histórico. “Trata-se da aproximação efetiva do nosso segmento com o maior banco de desenvolvimento da região. Com isso, a nossa expectativa é que as empresas possam ter acesso ao crédito em condições melhores e de maneira mais ágil, potencializando, desta forma, a contribuição que o nosso segmento já dá ao desenvolvimento econômico do Nordeste”, afirmou ele.

Segundo o presidente da CNC, as novas linhas, a serem criadas ou reformuladas, devem desburocratizar o crédito para micros, pequenos, médios e grandes empresários. “A união da CNC e do BNB pode servir de alavanca em prol do desenvolvimento da região. Queremos que o Nordeste possa ser reinserido no contexto econômico de desenvolvimento do país. Nossa missão é de construirmos juntos um Nordeste maior e melhor, com mais emprego e mais desenvolvimento econômico e social”, afirmou Tadros.

A parceria também deve proporcionar outras ações, como pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços; fortalecimento da capacitação das empresas (com temas de educação financeira, competitividade, produtividade e inovação); criação de uma rede regional de disseminação de informações, entre outras coisas.

O presidente do BNB, Romildo Rolim, ressaltou a missão desenvolvimentista do Banco, afirmando que isso só se cumpre através de parcerias. Com a CNC, ele acredita que o convênio será importante não apenas para o comércio do Nordeste, mas também para o crescimento da economia da região. “Que a gente cresça para sair desse marasmo, cumprindo o nosso papel de desenvolver o Nordeste”, pontuou.

Em 2018, o Banco do Nordeste aplicou cerca de R$ 32 bilhões em financiamentos a projetos de empreendimentos localizados na área de atuação da Sudene (composta pelos seguintes estados: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, MG e ES), por meio dos Fundos Constitucional e de Desenvolvimento do Nordeste (FNE e FDNE).

Para 2019, foram aprovados para os dois fundos, respectivamente, orçamentos de R$ 23,7 bilhões e R$ 650 milhões. A programação de financiamento do Fundo Constitucional será dividida entre os setores de agricultura, pecuária, indústria, agroindústria, turismo, comércio, serviços e infraestrutura, ficando esta última com a maior parte dos recursos, em um total de R$ 8 bilhões.