16 de agosto de 2018

Aplicativo 3AP é lançado na Renalegis

A 30ª reunião da Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou uma novidade aos integrantes que representam as federações estaduais e nacionais e os Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac. No encontro, realizado em 9 de agosto, no Rio de Janeiro, a Assessoria Legislativa (Apel) da CNC lançou oficialmente o 3AP, um aplicativo de apoio à ação parlamentar que vai auxiliar os assessores no trabalho de acompanhamento legislativo feito pelas entidades.

“Os assessores agora vão ter grandes vantagens na atuação parlamentar, ao ter na palma da mão todas as informações necessárias para a atividade”, afirmou Felipe Oliveira, assessor Legislativo da CNC, que realizou a apresentação do aplicativo, junto com Iury Cavalcante, analista de sistemas da Gerência de Tecnologia da Informação da entidade.

Entre as funcionalidades do aplicativo está o Perfil Parlamentar, um mapeamento do alinhamento de cada parlamentar em relação a diversos temas de interesse do comércio de bens, serviços e turismo, a autoria e relatoria de projetos de lei e sua participação em comissões.

Também é possível consultar a tramitação das proposições de interesse do Sistema Comércio, com atualização em tempo real, além da possibilidade de simular a probabilidade de um projeto ser aprovado ou não, dependendo dos parlamentares presentes em uma comissão, por exemplo. “O aplicativo faz um cruzamento de dados a partir do quórum da comissão, de acordo com o que já está inserido no Perfil Parlamentar”, disse Cavalcante.

Os integrantes da Renalegis também poderão ter acesso às bases parlamentares estaduais e municipais, para que o acompanhamento seja feito de forma efetiva. “Essa evolução aconteceu com um único propósito, o de trazer mais eficiência à atividade do acompanhamento legislativo”, afirmou Felipe.

O aplicativo 3AP está disponível para download nas lojas virtuais Play Store e Apple Store.

Sistema Renalegis

Também foram apresentadas novidades no Sistema Renalegis, agora mais completo e em concordância com reivindicações feitas pelos próprios assessores legislativos integrantes da Rede.

Entre as inovações, um assistente virtual vai fazer o monitoramento automático das proposições e informar aos assessores legislativos quando houver mudanças. “Isso irá facilitar a alimentação do Sistema pelas federações, além de economizar tempo para que ele seja investido no que realmente importa: a atividade de defesa de interesses do comércio”, disse Felipe Oliveira.

“Este é um trabalho pioneiro realizado pela Confederação, um trabalho coletivo feito com o apoio de diversas áreas técnicas da CNC e com a participação de todos os assessores que compõem a Renalegis”, afirmou Roberto Velloso, chefe da Assessoria Legislativa da CNC.

“Quero ressaltar o trabalho da Apel que tem uma longa história de construção e conquistas. A Apel sempre foi pioneira nas ações de modernidade e inovação. E é muito gratificante ver essa sinergia das áreas técnicas da CNC, que efetivamente é muito importante para o trabalho de todos”, disse a chefe do Gabinete da Presidência da Confederação, Lenoura Schmidt.

Fonte: CNC