O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, recebeu na manhã desta terça-feira, 30.06, uma nova comitiva de empresários e autoridades alemãs em mais uma ação para operacionalizar parcerias que ampliem e melhorem o trabalho desenvolvido pela instituição no segmento de Turismo. No encontro, foram aprofundados entendimentos para viabilizar parcerias entre o Rio Grande do Norte e os estados alemães da Renânia Palatinado e de Baden-Württemberg.
O grupo foi recepcionado na sede da Federação pelo presidente Marcelo Queiroz; acompanhado do diretor executivo da Fecomércio, Marcus Guedes; do diretor regional do Senac, Fernando Virgílio; da diretora de educação profissional do Senac, Lucinete Araújo; da diretora regional do Sesc, Jeane Amaral; e do secretário adjunto de Turismo do Rio Grande do Norte, Manuel Gaspar.
“É um imenso prazer receber esta comitiva em nossa casa, aqui na Fecomércio, dentro do processo de construção de um trabalho conjunto do sistema Fecomércio RN e das entidades e instituições alemãs ligadas à promoção do turismo, à capacitação e formação de mão de obra para o setor, bem como à absorção destes profissionais pelo mercado de trabalho. Vivemos, claro, realidades distintas. Mas temos muitos pontos em comum que podem convergir para este trabalho de parceria ser um sucesso. O nosso maior ganho será o de conseguirmos, ambos, formar profissionais cada vez melhores com o consequente ganho de qualidade dos respectivos segmentos de Comércio e Serviços de nossos estados”, afirmou Marcelo Queiroz.
A comitiva fez uma visita técnica à Unidade Senac Alecrim, onde conheceu o trabalho desenvolvido pela instituição na área de Idiomas. No Senac Centro, onde atualmente funcionam os cursos ofertados pelo Hotel Escola Barreira Roxa, os visitantes puderam conhecer um pouco das ações e da estrutura do Senac na formação de profissionais em atividades como cozinheiro, barman, camareiro, entre outras.
De acordo com Fernando Virgílio, o Senac é referência na oferta de cursos de idiomas no Rio Grande do Norte, além de ser referência nas áreas de turismo e gastronomia. “O RN é respeitado e reconhecido pelo seu turismo, e para manter isso nos preocupamos muito com a qualificação profissional; este é um dos bons motivos para olharmos com bons olhos para esta parceria entre o Brasil e a Alemanha, que certamente é positiva para ambos os lados”, explicou.
A programação seguiu com uma visita ao Camarões Potiguar, onde os convidados alemães puderam conversar com profissionais egressos de cursos oferecidos pelo Senac e hoje contratados do restaurante. Segundo a empresária Clara Bezerra, “o atendimento de qualidade e preços justos são diferenciais na operação do Camarões, que busca proporcionar aos clientes uma experiência gastronômica prazerosa”. Para isso, a empresa investe na capacitação e reciclagem dos seus profissionais. “Nos esforçamos para capacitar os nossos contratados e fazer com que eles cresçam dentro e junto com a empresa. Além de buscar essa progressão, a meta hoje é qualificar a nossa equipe para que ela possa falar outros idiomas e, assim, proporcionar mais comodidade aos nossos clientes estrangeiros”, encerrou a empresária.
A coordenadora do Ministério Federal para Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Linda Schraml, agradeceu a oportunidade da visita na missão de busca por qualificação de mão de obra profissional, e disse se sentir ansiosa para conhecer os resultados do projeto. “Nosso próximo passo será a elaboração de um relatório, e em seguida entregaremos o material para o Ministério do Desenvolvimento da Alemanha para que aprovem o projeto; tão logo aprovado as trocas de experiências deverão iniciar em outubro deste ano”, afirmou.
O representante da Câmara de Ofícios (HWK) de Trier, Karel Kriz, complementou a afirmação de Linda dizendo que “com os laços fortalecidos, temos a esperança de, a partir das discussões de hoje, dar passos bem concretos em torno deste projeto que busca a troca de experiências em torno da capacitação de mão de obra com foco no turismo, na hotelaria e na gastronomia”.
O secretário adjunto de Turismo do RN, Manuel Gaspar, afirmou que “para nós que trabalhamos com o turismo, esta parceria se mostra bastante importante, pois o segmento tem sido encarado como ferramenta para alavancar a economia em meio à crise pela qual passamos, além de ser visto, também, como meio de diminuir as desigualdades sociais por meio da geração de emprego e renda”.