29 de maio de 2015

Caicó é tetracampeã do Dia do Desafio

Pelo 4º ano consecutivo, cidade vence a disputa saudável. Este ano, concorrente foi Aquiraz (CE)

Na última quarta-feira (27/05), Caicó participou, pelo 4º ano consecutivo, do Dia do Desafio – evento realizado simultaneamente em mais de 23 países na última quarta-feira (27/05) com o intuito de estimular a prática de exercícios. E repetiu o sucesso dos anos anteriores: foi tetracampeã, ao mobilizar 77,23% da sua população, o equivalente a 48.430 pessoas, enquanto sua rival, Aquiraz (CE), movimentou 11,84%. Cerca de 20 milhões de pessoas participaram do projeto em todo o mundo.

O Dia do Desafio está em sua 21ª edição no Brasil, e, no Rio Grande do Norte, no 4º ano. Mais duas cidades participaram do projeto no estado: Mossoró e Currais Novos. Mossoró também venceu sua concorrente, a cidade de Barinas (Venezuela), movimentando 54,55% da população, frente aos 16, 61% da sua adversária. O resultado da disputa entre Currais Novos e La Unión (El Salvador) ainda não foi divulgado oficialmente no site do projeto, o www.diadodesafio.com.br.

Realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), o Dia do Desafio recebeu o suporte das prefeituras municipais. “Este é um projeto realizado conjuntamente com as prefeituras e com os Sindicatos do Comércio Varejista dos municípios. Apoios que são fundamentais para a realização da programação do Dia do Desafio”, frisou a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral. Em Currais Novos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também contribuiu para a realização do evento.

O Dia do Desafio 2015 aconteceu nos três turnos do dia em vários locais dos três municípios, e contou com diversas atividades físicas. Dentro da programação, foram promovidas aulas de dança, alongamento, ginástica laboral, torneios esportivos, gincanas, aulas de Zumba e muitas outras atividades, ministradas por educadores físicos do Sesc e das prefeituras.

Nas unidades Sesc, escolas, faculdades, praças públicas, bancos, empresas, asilos, áreas rurais, indústrias e muitos outros locais das três cidades, o projeto motive as pessoas a aderir ao seu slogan: “Você se mexe e o mundo mexe junto”. “Tenho certeza de que o Dia do Desafio plantou uma semente aqui na cidade”, disse o vice prefeito de Currais Novos, João Gustavo.

Dia do Desafio no RN

Desde 2012, o RN participa do Dia do Desafio. Nos dois primeiros anos, Caicó foi a única cidade participante; a partir de 2014, três cidades aderiram ao projeto, todas elas repetindo suas participações este ano. A campanha obteve os seguintes resultados em 2015:

Caicó (RN) 77,23% X Aquiraz (CE) 11,84%

Currais Novos (RN) 90% X  La Unión (El Salvador) RESULTADO PENDENTE

Mossoró (RN) 54,55% X Barinas (Venezuela) 16,61%

Nos três anos anteriores em que participou do projeto, o RN, representado por Caicó, foi campeão. Em 2012, ganhou de Limón Centro, na Costa Rica; em 2013, o bicampeonato foi conquistado em cima da cidade de Telas, em Honduras; e, em 2014, Caicó e Mossoró venceram a disputa.

Sobre o Dia do Desafio

Criado no Canadá em 1980, o Dia do Desafio, realizado sempre na última quarta-feira de maio, tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes por meio de uma competição amigável entre cidades.  É coordenado pelo Sesc SP e promovido mundialmente pela The Association for Internacional Sport for All (TAFISA).

Envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos, e faz parte da campanha MOVE Brasil, que pretende aumentar o número de praticantes de exercícios até 2016, ano das Olimpíadas no país. O 21º Dia do Desafio contará com a participação de mais de 20 países do Continente Americano e de países como Sérvia, Eslováquia e Israel. O sorteio que define as cidades rivais foi feito no dia 20/04/15 na Alemanha, sob coordenação da TAFISA.