Notícias

23 de abril de 2015

Em rodada de negócio da Fecomércio, produtores alemães apresentam vinho a empresários potiguares

Iniciando a programação intensa que irá cumprir nesta quinta-feira (23) em Natal, a comitiva alemã participou nesta manhã da rodada de negócios entre os produtores alemães de vinho e importadores, comerciantes e especialistas locais. O encontro está sendo capitaneado pelo Sistema Fecomércio em parceria com o estado da Renânia Palatinado, na Alemanha.

Cerca de 30 pessoas participaram do encontro para conhecer os vinhos produzidos nos estados alemães. Com esse contato, a ligação entre os dois interessados será estreitada e negócios podem ser feitos com mais facilidade a partir deste contato.

Os produtores alemães Rosmarie e Klaus Becker expuseram as garrafas de vinho produzidas em vinícolas no país europeu e liberaram a degustação dos produtos. Para eles, o vinho é o maior embaixador na região, tendo fundamental importância econômica.

“Temos a oferecer os nossos vinhos aos potiguares. Temos duas vinícolas e produzimos também espumantes. Com esse encontro esperamos que o nosso vinho seja exportado par cá”, declarou Rosmarie. Por ano, as vinícolas produzem aproximadamente três milhões de garrafas para o consumo interno e externo.

“Vi a carta de vinhos aqui e não tem vinho alemão da nossa região. Vamos fazer a conexão entre os dois povos e trazer para cá. É o que queremos”, afirmou Klaus.

Para comemorar o estreitamento das relações entre o Brasil e a Alemanha, os produtores irão criar um drink e chama-lo de Batida da Amizade. A composição será ingredientes brasileiros, como canela, açúcar e limão, e o vinho alemão.

Do outro lado da mesa, empresários potiguares conheceram um pouco mais da cultura, cultivo e do produto alemão. Por meio da Fecomércio RN, esse é o primeiro contato mais próximo feito entre produtor e fornecedor, atitude elogiada pelo importador Evaristo Zaranza.

“Vejo isso como uma via de acesso mais rápido ao produtor. Esses encontros já acontecem nas principais capitais do Nordeste e nós tínhamos que ir até lá. Dessa forma, estimula outras capitais virem à Natal e fazer também esse contato”, comentou.

Zaranza garantiu que nesta primeira conversa, a relação será ainda mais estreitada, permitindo negócios futuros e promissores. “Esse encontro, com degustação, conversa técnica, facilita e diminui quatro meses de trabalho”, acrescentou.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, relembrou que a parceria entre os estados se iniciou em 2013 e a vinda da comitiva alemã é resultado de uma visita feita em setembro do ano passado ao estado da Renânia-Palatinado.

“Esse encontro com os produtores de vinho podem gerar possíveis negócios, além da troca de experiências de como o segmento é trabalhado na Alemanha e o que pode ser feito aqui no Estado. Além disso, vai aprimorar o nosso relacionamento, e paralelamente, fomentando a cadeia turística potiguar”, justificou Queiroz.

Outras notícias

Pular para o conteúdo