O destaque da manhã de hoje (16) foi a palestra “Perspectivas para o comércio”, ministrada pelo economista Samy Dana
Desde a tarde de ontem (15), a comitiva potiguar, liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, está em Maceió para participar da 31º edição do Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSP), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Durante a manhã de hoje os empresários, diretores e presidentes de sindicatos do RN puderam acompanhar a programação técnica do evento, marcada pela palestra magna do economista Samy Dana.
Samy é professor na Escola de Economia de São Paulo da FGV, escritor do jornal Folha de S. Paulo e comentarista do programa Conta Corrente, da Globo News. Em sua palestra abordou o tema “Perspectivas para o comércio”, e sobre o cenário econômico brasileiro afirmou acreditar que os empresários do país são verdadeiros heróis, pois sempre foi difícil fazer negócios no Brasil. “Cresceremos menos que os países desenvolvidos e menos que os países em desenvolvimento. Estamos, de fato, indo pior que os outros, e não podemos culpar nossos vizinhos, sejam das Américas, sejam da Europa”, disse o economista ao se referir à previsão do FMI para o PIB brasileiro de redução de 1,1% para este ano.
Mas, ainda segundo o palestrante, nem todo o cenário econômico brasileiro mostra-se negativo. Um dos pontos positivos citados por Samy Dana é o potencial da população jovem para o consumo no contexto atual. “O País tem cerca de 100 milhões de brasileiros com menos de 30 anos, o que significa um potencial de vendas enorme”, afirmou. Jovens consomem mais, por vários motivos, entre eles a existência de uma indústria com mais ofertas voltadas para esse grupo. “Temos um potencial de consumo invejável”, afirmou ainda o economista. Dana tratou ainda de questões relacionadas aos fatores que afetam os negócios realizados no Brasil; produtividade e impostos; sobre este último ponto o professor garantiu que “a lógica de aumentar impostos está longe da lógica de uma economia livre”.
A exposição de Samy Dana foi seguida pela palestra motivacional ministrada por Steven Dubner, e intitulada “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. Dubner é educador físico e trabalha com o esporte voltado para pessoas portadoras de deficiência no Brasil e Estados Unidos; foi técnico da seleção brasileira em várias modalidades e tem circulado por diversos países ministrando palestras na área motivacional.
O 31º Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSP) tem o objetivo de promover a troca de ideias sobre os mais variados assuntos ligados ao desenvolvimento do comércio e ao sindicalismo patronal do Brasil.
*Com informações da CNC