7 de abril de 2015

Sistema Fecomércio inicia turma de curso preparatório para o Enem 2015 em Caicó

Nesta segunda-feira, 06, o Sistema Fecomércio por intermédio do Sesc RN (Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte) promoveu a aula inaugural do curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dentro do seu Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). A aula aconteceu no Sesc Seridó e os 200 alunos beneficiados puderam assistir a uma palestra motivacional, sob o título “Superando o Enem 2015”, ministrada pela orientadora pedagógica do Sesc RN, Iriana Costa.

O trabalho de democratização das oportunidades, que vem sendo feito pelo Sistema Fecomércio, já começa, inclusive, a render frutos. Somente no Enem do ano passado, 102 alunos dos cursos preparatórios gratuitos – que foram realizados em Natal, Mossoró e Caicó – foram aprovados em universidades federais.

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, ressaltou a importância do cursinho preparatório.

“Oferecer a estes alunos carentes a oportunidade de competir em pé de igualdade pela sonhada vaga em uma boa universidade é dar a eles a chance de construírem uma vida melhor para si próprio e para suas famílias. Temos aqui, inclusive, o exemplo da aluna Débora Silva, que fez nosso curso no ano passado, e conseguiu vaga em três cursos, sendo dois deles em primeiro lugar, um na Universidade Federal da Paraíba (Zootecnia) e outro na UFRN (Direito). É um belíssimo exemplo de que, com força de vontade e acesso a boas condições de estudo, todos nós podemos alcançar nossos objetivos”, destacou.

A diretora do Sesc RN, Jeane Amaral, destacou a importância do PCG, projeto que tem encurtado o caminho de estudantes carentes do estado até a universidade.

“Vocês já foram vitoriosos, pois foram selecionados para se prepararem para o Enem. Desejo que iniciem com esperança que irão vencer a batalha final que é a aprovação no Enem”, completou.
A estudante caicoense Adriele Simas da Silva, 18 anos, elogia o curso preparatório. “Essa oportunidade que estou tendo é única, muitos gostariam de estar no meu lugar. O curso é maravilhoso, os professores são bem preparados.”

O cursinho oferecido pelo Sesc pelo quarto ano consecutivo terá duração de sete meses é completamente gratuito e inclui todo o material didático e acompanhamento pedagógico toda segunda (noite) e quarta (manhã). Em Caicó, as aulas são ministradas pela equipe do Colégio Cuca, utilizando exatamente os mesmos professores e materiais dos demais alunos.

Estiveram também presentes à aula, a presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Caicó, Cleide Nogueira; a vice presidente, Íldica Cecília; o vereador, José Rangel de Araújo; o vice presidente da CDL, João Batista; o Presidente da Associação Comercial, Dênio Alves; o diretor da CDL, José Jorge Dantas e o diretor do Colégio Cuca, Manoel Medeiros.