Notícias

19 de março de 2015

Inadimplência com cheques é a maior desde 2009, aponta Serasa Experian

O percentual de devoluções de cheques foi de 2,19% em fevereiro, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em janeiro, o percentual foi de 2,06%. Em fevereiro do ano passado, foi de 1,99%.

 

De acordo com o Serasa Experian, o resultado foi segundo maior para um mês de fevereiro de toda a série histórica, perdendo apenas para a inadimplência de 2,32% registrada em fevereiro de 2009. Naquela época, a inadimplência com cheques estava elevada por conta dos impactos recessivos da crise financeira internacional, deflagrada em setembro de 2008, segundo o Serasa.

 

De acordo com os economistas da entidade, a alta da inadimplência com cheques reflete as dificuldades financeiras dos consumidores determinadas pela alta da inflação, aumento do desemprego e sucessivas elevações das taxas de juros.

 

No primeiro bimestre deste ano, o Amapá liderou o ranking estadual dos cheques sem fundos, com 19,29% das devoluções. Já São Paulo foi o estado com o menor percentual (0,91%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 6,73% de cheques devolvidos, enquanto a região Sudeste foi a que apresentou o menor percentual, com 1,28%.

*Fone: G1 Economia

Outras notícias

Pular para o conteúdo