O secretário de Saúde do Estado, José Ricardo Lagreca, esteve nesta terça-feira, 10.03, na sede da Fecomércio RN para fazer sua Certificação Digital. Em atividade desde 2011, quando se tornou uma Autoridade de Registro, a Fecomércio RN tem a prerrogativa de emitir, suspender, renovar ou revogar os documentos.
O processo de Certificação Digital é uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa ou pessoa física, garantindo à autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas em todo o Brasil. A assinatura digital é segura, permitindo o usuário a efetuar procedimentos na internet com sigilo e agilidade.
Por mês, a equipe do setor de Certificação Digital da Fecomércio RN realiza 150 atendimentos, emitindo o certificado em, no máximo, 40 minutos. Além de efetuar o processo na sede da Federação, há postos de atendimentos em Mossoró e na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), através de uma parceria firmada entre as entidades.
A tecnologia da Certificação Digital alcança e beneficia as mais diversas áreas, como empresas comerciais, profissionais liberais e pessoas físicas, podendo, por exemplo, renegociar dívidas com o Governo Federal, emitir notas fiscais eletrônicas.
A Certificação Eletrônica é um procedimento ecologicamente correto, reduzindo custos operacionais, evitando fraudes digitais e estimulando os órgãos públicos a melhorar a gestão de processos para diminuir a burocracia, sendo uma ferramenta para agilizar os processos jurídicos.
Para aderir o Certificado Digital, o contribuinte agenda um horário para atendimento, apresenta os documentos necessários que serão postos para validação pela equipe, e se estiverem corretos, o certificado é emitido.