Notícias

27 de fevereiro de 2015

Presidente da Fecomércio oferece café da manhã a aprovados na Escola Sesc de Ensino Médio para 2015

Thaís Bruna Vieira, 14, é o exemplo de sucesso que o Sistema Fecomércio, através do Sesc, pode oferecer para comerciários e seus dependentes. Do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, Thaís foi aluna da Escola Sesc, em Potilândia.

“Só saí de lá porque atingi a série limite oferecida pelo colégio. Fui estudar em outro lugar, mas agora estou de volta”, afirma. De fato, Thaís Bruna voltou para o Sesc, mas agora o voo é muito mais alto. Ela foi uma dos quatro alunos aprovados no Rio Grande do Norte para estudarem na Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), localizado no Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira, 27, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, recebeu Thaís Bruna e os outros três aprovados na Esem 2015 – Aliff, Tarcísio e Letícia, para um café da manhã onde parabenizou-os pela aprovação dos alunos e fez votos de boa sorte e boa viagem na nova empreitada.

“Quero parabenizar aos alunos e aos pais pelo sucesso nesse processo seletivo que é tão disputado. Também desejo que esta seja a primeira de muitas vitórias na vida de vocês. Aproveitem, pois essa é uma oportunidade única”, felicita Queiroz.

Enquanto uns comemoram a aprovação no ingresso na Esem, outros vibram pela conclusão dos estudos na escola e consequente aprovação no Enem. Foi o caso de Joice Freitas, que ingressou na Escola do Sesc em 2012 e este ano, foi aprovada em 1º lugar em Engenharia da Produção na UFRN.

“Gostaria de agradecer ao Sistema Fecomércio pela oportunidade de estudar nessa escola, que é de primeiro mundo. Na Esem eu tive a oportunidade de conhecer novas pessoas, novas culturas, tive contato com pessoas de todo o país. Entrei uma menina insegura e agora saio uma mulher formada, preparada para o mundo, pois a Esem prepara não só para o vestibular, mas também para a vida”, declara Joice.

Alegria e nervosismo dividiram as emoções dos alunos durante o café da manhã, como foi o caso de Thaís Bruna. Apensar da felicidade da aprovação, ela também não escondeu o medo pela partida e a distância da família. Mas a mãe dela, Luciana Maurício Vieira, foi enfática: “essa oportunidade é igual a vacina. Dói, mas é necessária”.

Participaram do evento, a diretora regional do Sesc em exercício, Elza Isaac, a diretora de Programas Sociais do Sesc, Ilsa Galvão, gerentes e colaboradores de unidades da instituição, os alunos aprovados, concluintes e seus familiares.

Sesc RN nota 10

Joice Freitas não foi a única potiguar estudante da Esem, aprovada no Enem 2015. Seus colega Marcos Fidelis foi classificado em 2º lugar em  Engenharia da Produção da UFRN; e Rodrigo Veras passou para o curso de Relações Públicas, na Universidade Federal Flumense (UFF). Além disso, a própria Joice foi classificada em 4º lugar geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

“O nosso estado sempre foi muito bem representado na Esem. Já tivemos presidente do Grêmio Estudantil e nossos colegas sempre foram nota dez. Esperamos servir de exemplo. Sigam nossos passos e nos superem!” , incentiva Joice.

Esem

O Sesc criou há sete anos um projeto pioneiro na área de educação. A Escola Sesc de Ensino Médio, localizada na Barra da Tijuca, é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país.

Inaugurada em 19 de fevereiro de 2008, com 176 alunos, hoje a unidade opera com capacidade plena: são 500 estudantes nas três séries do Ensino Médio, que moram nas vilas residenciais, junto com professores e gestores. 30 alunos potiguares já concluíram o ensino médio na escola carioca, e, em 2015, mais quatro iniciarão um novo ciclo lá.

As turmas têm no máximo 15 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos. O projeto pedagógico da Escola se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional.

O regime de horário integral possibilita a oferta de atividades educativas em salas de aula e extraclasse em diversos espaços externos e internos da Escola, tais como: centro de liderança, teatro, laboratórios, oficinas, salas de artes, música e dança, biblioteca e complexo esportivo.

Outras notícias

Pular para o conteúdo