O cenário de desaceleração brutal no crescimento das vendas do Rio Grande do Norte em 2014 – para o qual a Fecomércio já vinha alertando há alguns meses – foi confirmado esta semana, pelo IBGE, que divulgou os dados de dezembro da Pesquisa Mensal do Comércio.
De acordo com o instituto, o Varejo potiguar emplacou, no ultimo mês do ano passado, alta de 2,7%. Com isso, o comércio do Rio Grande do Norte encerrou o ano passado com um incremento de pífios 2,2%.
Para se ter uma ideia da desaceleração, em dezembro de 2013, as vendas potiguares registraram alta de 5,9% (mais que o dobro do número de dezembro passado). No acumulado do ano, o incremento de 2014 representa apenas 25% daquele registrado em 2013 (8,8%).
Em números absolutos, e considerando que o Varejo Potiguar fatura cerca de R$ 26 bilhões de por ano, pode se dizer que o setor deixou de vender nada mais nada menos que R$ 1,7 bilhão.
“Embora ratifiquem um cenário que nós já vínhamos projetando, os números finais do varejo no ano passado são extremamente preocupantes. O crescimento de apenas 2,2% nas vendas mostra que o quadro de recessão está muito, mas muito próximo mesmo. E o pior é que todos os especialistas dizem que 2015 tende a ser um ano ainda pior. Ficaremos muito felizes se, ao final deste ano, conseguirmos fechar estagnados, ou seja, com crescimento zero. Mas tudo indica que teremos retração. E com isso, certamente que o nível de emprego também tende a cair. No caso específico do setor de Comércio, já fechamos 2014 com queda de 24% na geração de novas vagas, um número que tende a piorar. Nossa esperança é de que as medidas de ajuste da economia, que começam a ser implantadas, surtam efeito o mais rápido possível e que possamos reverter este quadro”, afirma o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.
Os números de dezembro e do ano inteiro de 2014 foram os piores do varejo norteriograndense desde 2011. O presidente Marcelo Queiroz lembra que o cenário de desaceleração do varejo foi construído graças a fatores como juros altos, crédito apertado, redução de investimentos públicos e inflação em alta.
Segmentos
Por segmento, de acordo com o IBGE, das oito atividades do Varejo, cinco registraram taxas positivas, em relação ao ano anterior. O IBGE lista as atividades de acordo com a sua contribuição para a composição do varejo geral.
Por exemplo, o segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos, etc., registrou variação no volume de vendas em 2014 de 7,9% em relação a 2013, sendo este o principal impacto positivo no resultado anual. A diversidade de itens comercializados neste segmento favorece o desempenho das vendas no período natalino.
A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que registrou crescimento de 9,0%, em relação ao ano anterior, deu a segunda maior contribuição à taxa anual do varejo. A variação de preços de medicamentos abaixo do índice geral do IPCA e o caráter de uso essencial de seus produtos são os principais fatores explicativos do desempenho do segmento acima da média geral do varejo.
A atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com crescimento de 1,3% em 2014 em relação ao ano anterior, exerceu o terceiro maior impacto na formação da taxa geral do varejo. O declínio da taxa de crescimento em relação ao ano 2013, quando o aumento foi de 1,9% em relação a 2012, pode ser explicado pela desaceleração do crescimento da massa real de rendimento, com taxa de variação de 1,4% em 2014, contra os 2,4% de 2013, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego. Cabe ressaltar que o desempenho desta atividade foi influenciado ainda pelos preços da alimentação no domicílio que, nos últimos 12 meses, segundo o IPCA, variaram 7,1% contra 6,4% do índice geral.
QUADRO EVOLUÇÃO VENDAS DESDE 2011 NO RN
Mês
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
Janeiro
|
14,60%
|
2,80%
|
7,60%
|
6,6%
|
Fevereiro
|
13,40%
|
-1,00%
|
6,20%
|
10,2%
|
Março
|
-9,40%
|
7,40%
|
13,20%
|
-5,2%
|
Abril
|
7,80%
|
1,40%
|
16,80%
|
4,4%
|
Maio
|
11,10%
|
6,90%
|
10,30%
|
4,9%
|
Junho
|
7,80%
|
13,60%
|
2,10%
|
-1,7%
|
Julho
|
6,20%
|
9,40%
|
10,10%
|
-1,8%
|
Agosto
|
9,60%
|
11,50%
|
6,30%
|
-3,6%
|
Setembro
|
3,70%
|
5,80%
|
11,20%
|
3,1%
|
Outubro
|
-0,10%
|
14,60%
|
7,30%
|
2,2%
|
Novembro
|
1,90%
|
9,90%
|
10,00%
|
5%
|
Dezembro
|
4,00%
|
7,50%
|
5,90%
|
2,7%
|
NO ANO
|
5,50%
|
7,60%
|
8,80%
|
2,2%
|
Acumulado no ano:
2013: 8,8%
2014: 2,2%
Índice e variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado (1), por Unidade da Federação – dezembro 2014
Unidade da Federação
|
Variação
|
Mensal (3)
|
Acumulada (4)
|
out/14
|
nov/14
|
dez/14
|
No ano
|
12 Meses
|
Brasil
|
-2,3
|
-2,4
|
-2,2
|
-1,7
|
-1,7
|
Rondônia
|
12,5
|
3,2
|
5,8
|
5,7
|
5,7
|
Acre
|
2,2
|
5,2
|
3,5
|
4,7
|
4,7
|
Amazonas
|
3,4
|
4,0
|
-5,4
|
2,0
|
2,0
|
Roraima
|
16,5
|
15,8
|
15,5
|
7,1
|
7,1
|
Pará
|
10,4
|
5,4
|
0,3
|
2,0
|
2,0
|
Amapá
|
5,2
|
9,8
|
1,7
|
-0,2
|
-0,2
|
Tocantins
|
13,6
|
14,7
|
4,7
|
5,3
|
5,3
|
Maranhão
|
8,3
|
4,2
|
1,3
|
3,0
|
3,0
|
Piaui
|
7,2
|
1,7
|
-0,1
|
1,5
|
1,5
|
Ceará
|
2,5
|
4,0
|
0,6
|
4,0
|
4,0
|
Rio G. do Norte
|
2,2
|
5,0
|
2,7
|
2,2
|
2,2
|
Paraíba
|
1,9
|
3,6
|
-2,5
|
2,5
|
2,5
|
Pernambuco
|
0,3
|
2,7
|
0,5
|
1,4
|
1,4
|
Alagoas
|
0,3
|
-0,5
|
-1,2
|
2,4
|
2,4
|
Sergipe
|
0,6
|
2,1
|
0,1
|
2,2
|
2,2
|
Bahia
|
-0,3
|
0,4
|
-1,7
|
1,1
|
1,1
|
Minas Gerais
|
0,8
|
-1,8
|
1,6
|
-0,2
|
-0,2
|
Espirito Santo
|
-3,9
|
-4,6
|
1,4
|
-3,9
|
-3,9
|
Rio de Janeiro
|
3,1
|
2,1
|
3,4
|
1,7
|
1,7
|
São Paulo
|
-10,1
|
-7,5
|
-6,5
|
-6,2
|
-6,2
|
Paraná
|
-1,7
|
-3,2
|
-2,3
|
-3,0
|
-3,0
|
Santa Catarina
|
3,8
|
0,3
|
1,1
|
1,4
|
1,4
|
Rio Grande do Sul
|
-1,9
|
-2,1
|
-3,8
|
0,3
|
0,3
|
Mato Grosso do Sul
|
2,8
|
-1,5
|
-1,2
|
-0,6
|
-0,6
|
Mato Grosso
|
3,0
|
-1,6
|
-2,6
|
0,4
|
0,4
|
Goiás
|
2,0
|
-2,7
|
-6,2
|
-2,3
|
-2,3
|
Distrito Federal
|
-4,7
|
-3,5
|
-2,8
|
-0,5
|
-0,5
|
TABELA 1
BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: PMC
Dezembro 2014
ATIVIDADES
|
MÊS/MÊS ANTERIOR (*)
|
ACUMULADO
|
Taxa de Variação
|
Taxa de Variação
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
NO ANO
|
12 MESES
|
COMÉRCIO VAREJISTA (**)
|
1,1
|
1,5
|
-2,6
|
2,2
|
2,2
|
1 – Combustíveis e lubrificantes
|
0,6
|
-0,3
|
-0,5
|
2,6
|
2,6
|
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo
|
2,0
|
-1,0
|
-0,1
|
1,3
|
1,3
|
2.1 – Super e hipermercados
|
1,8
|
-0,5
|
-0,3
|
1,3
|
1,3
|
3 – Tecidos, vest. e calçados
|
2,1
|
4,2
|
-7,3
|
-1,1
|
-1,1
|
4 – Móveis e eletrodomésticos
|
0,3
|
6,5
|
-9,9
|
0,6
|
0,6
|
4.1 – Móveis
|
–
|
–
|
–
|
0,5
|
0,5
|
4.2 – Eletrodomésticos
|
–
|
–
|
–
|
0,9
|
0,9
|
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria
|
1,5
|
-0,6
|
-1,1
|
9,0
|
9,0
|
6 – Equip. e mat. para escritório informatica e comunicação
|
3,7
|
7,6
|
-8,8
|
-1,7
|
-1,7
|
7 – Livros, jornais, rev. e papelaria
|
-0,9
|
11,5
|
-9,2
|
-7,7
|
-7,7
|
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico
|
1,0
|
5,4
|
-2,7
|
7,9
|
7,9
|
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (***)
|
1,8
|
1,7
|
-3,7
|
-1,7
|
-1,7
|
9 – Veículos e motos, partes e peças
|
4,4
|
7,3
|
-9,4
|
-9,4
|
-9,4
|
10- Material de Construção
|
1,2
|
0,3
|
-0,7
|
0,0
|
0,0
|