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13 de fevereiro de 2015

Vendas do Comércio Varejista potiguar sobem 2,7% em dezembro e fecham 2014 com alta de apenas 2,2%

O cenário de desaceleração brutal no crescimento das vendas do Rio Grande do Norte em 2014 – para o qual a Fecomércio já vinha alertando há alguns meses – foi confirmado esta semana, pelo IBGE, que divulgou os dados de dezembro da Pesquisa Mensal do Comércio.

De acordo com o instituto, o Varejo potiguar emplacou, no ultimo mês do ano passado, alta de 2,7%. Com isso, o comércio do Rio Grande do Norte encerrou o ano passado com um incremento de pífios 2,2%.

Para se ter uma ideia da desaceleração, em dezembro de 2013, as vendas potiguares registraram alta de 5,9% (mais que o dobro do número de dezembro passado). No acumulado do ano, o incremento de 2014 representa apenas 25% daquele registrado em 2013 (8,8%).

Em números absolutos, e considerando que o Varejo Potiguar fatura cerca de R$ 26 bilhões de por ano, pode se dizer que o setor deixou de vender nada mais nada menos que R$ 1,7 bilhão.

“Embora ratifiquem um cenário que nós já vínhamos projetando, os números finais do varejo no ano passado são extremamente preocupantes. O crescimento de apenas 2,2% nas vendas mostra que o quadro de recessão está muito, mas muito próximo mesmo. E o pior é que todos os especialistas dizem que 2015 tende a ser um ano ainda pior. Ficaremos muito felizes se, ao final deste ano, conseguirmos fechar estagnados, ou seja, com crescimento zero. Mas tudo indica que teremos retração. E com isso, certamente que o nível de emprego também tende a cair. No caso específico do setor de Comércio, já fechamos 2014 com queda de 24% na geração de novas vagas, um número que tende a piorar. Nossa esperança é de que as medidas de ajuste da economia, que começam a ser implantadas, surtam efeito o mais rápido possível e que possamos reverter este quadro”, afirma o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

Os números de dezembro e do ano inteiro de 2014 foram os piores do varejo norteriograndense desde 2011. O presidente Marcelo Queiroz lembra que o cenário de desaceleração do varejo foi construído graças a fatores como juros altos, crédito apertado, redução de investimentos públicos e inflação em alta.

Segmentos

Por segmento, de acordo com o IBGE, das oito atividades do Varejo, cinco registraram taxas positivas, em relação ao ano anterior. O IBGE lista as atividades de acordo com a sua contribuição para a composição do varejo geral.

Por exemplo, o segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos, etc., registrou variação no volume de vendas em 2014 de 7,9% em relação a 2013, sendo este o principal impacto positivo no resultado anual. A diversidade de itens comercializados neste segmento favorece o desempenho das vendas no período natalino.

A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que registrou crescimento de 9,0%, em relação ao ano anterior, deu a segunda maior contribuição à taxa anual do varejo. A variação de preços de medicamentos abaixo do índice geral do IPCA e o caráter de uso essencial de seus produtos são os principais fatores explicativos do desempenho do segmento acima da média geral do varejo.

A atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com crescimento de 1,3% em 2014 em relação ao ano anterior, exerceu o terceiro maior impacto na formação da taxa geral do varejo. O declínio da taxa de crescimento em relação ao ano 2013, quando o aumento foi de 1,9% em relação a 2012, pode ser explicado pela desaceleração do crescimento da massa real de rendimento, com taxa de variação de 1,4% em 2014, contra os 2,4% de 2013, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego. Cabe ressaltar que o desempenho desta atividade foi influenciado ainda pelos preços da alimentação no domicílio que, nos últimos 12 meses, segundo o IPCA, variaram 7,1% contra 6,4% do índice geral.

QUADRO EVOLUÇÃO VENDAS DESDE 2011 NO RN
 

Mês

2011

2012

2013

2014

Janeiro

14,60%

2,80%

7,60%

6,6%

Fevereiro

13,40%

-1,00%

6,20%

10,2%

Março

-9,40%

7,40%

13,20%

-5,2%

Abril

7,80%

1,40%

16,80%

4,4%

Maio

11,10%

6,90%

10,30%

4,9%

Junho

7,80%

13,60%

2,10%

-1,7%

Julho

6,20%

9,40%

10,10%

-1,8%

Agosto

9,60%

11,50%

6,30%

-3,6%

Setembro

3,70%

5,80%

11,20%

3,1%

Outubro

-0,10%

14,60%

7,30%

2,2%

Novembro

1,90%

9,90%

10,00%

5%

Dezembro

4,00%

7,50%

5,90%

2,7%

NO ANO

5,50%

7,60%

8,80%

2,2%
 

Acumulado no ano:

2013: 8,8%

2014: 2,2%


Índice e variação do volume de vendas no comércio varejista ampliado (1), por Unidade da Federação – dezembro 2014

 

Unidade da Federação

Variação

Mensal (3)

Acumulada (4)

out/14

nov/14

dez/14

No ano

12 Meses

Brasil

-2,3

-2,4

-2,2

-1,7

-1,7

Rondônia

12,5

3,2

5,8

5,7

5,7

Acre

2,2

5,2

3,5

4,7

4,7

Amazonas

3,4

4,0

-5,4

2,0

2,0

Roraima

16,5

15,8

15,5

7,1

7,1

Pará

10,4

5,4

0,3

2,0

2,0

Amapá

5,2

9,8

1,7

-0,2

-0,2

Tocantins

13,6

14,7

4,7

5,3

5,3

Maranhão

8,3

4,2

1,3

3,0

3,0

Piaui

7,2

1,7

-0,1

1,5

1,5

Ceará

2,5

4,0

0,6

4,0

4,0

Rio G. do Norte

2,2

5,0

2,7

2,2

2,2

Paraíba

1,9

3,6

-2,5

2,5

2,5

Pernambuco

0,3

2,7

0,5

1,4

1,4

Alagoas

0,3

-0,5

-1,2

2,4

2,4

Sergipe

0,6

2,1

0,1

2,2

2,2

Bahia

-0,3

0,4

-1,7

1,1

1,1

Minas Gerais

0,8

-1,8

1,6

-0,2

-0,2

Espirito Santo

-3,9

-4,6

1,4

-3,9

-3,9

Rio de Janeiro

3,1

2,1

3,4

1,7

1,7

São Paulo

-10,1

-7,5

-6,5

-6,2

-6,2

Paraná

-1,7

-3,2

-2,3

-3,0

-3,0

Santa Catarina

3,8

0,3

1,1

1,4

1,4

Rio Grande do Sul

-1,9

-2,1

-3,8

0,3

0,3

Mato Grosso do Sul

2,8

-1,5

-1,2

-0,6

-0,6

Mato Grosso

3,0

-1,6

-2,6

0,4

0,4

Goiás

2,0

-2,7

-6,2

-2,3

-2,3

Distrito Federal

-4,7

-3,5

-2,8

-0,5

-0,5
 
TABELA 1

BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: PMC

Dezembro 2014
 

ATIVIDADES

MÊS/MÊS ANTERIOR (*)

ACUMULADO

Taxa de Variação

Taxa de Variação

OUT

NOV

DEZ

NO ANO

12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (**)

1,1

1,5

-2,6

2,2
2,2

1 – Combustíveis e lubrificantes

0,6

-0,3

-0,5

2,6

2,6

2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo

2,0

-1,0

-0,1

1,3

1,3

2.1 – Super e hipermercados

1,8

-0,5

-0,3

1,3

1,3

3 – Tecidos, vest. e calçados

2,1

4,2

-7,3

-1,1

-1,1

4 – Móveis e eletrodomésticos

0,3

6,5

-9,9

0,6

0,6

4.1 – Móveis

0,5

0,5

4.2 – Eletrodomésticos

0,9

0,9

5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria

1,5

-0,6

-1,1

9,0

9,0

6 – Equip. e mat. para escritório informatica e comunicação

3,7

7,6

-8,8

-1,7

-1,7

7 – Livros, jornais, rev. e papelaria

-0,9

11,5

-9,2

-7,7

-7,7

8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico

1,0

5,4

-2,7

7,9

7,9

COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (***)

1,8

1,7

-3,7

-1,7

-1,7

9 – Veículos e motos, partes e peças

4,4

7,3

-9,4

-9,4

-9,4

10- Material de Construção

1,2

0,3

-0,7

0,0

0,0
 
 

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