2 de fevereiro de 2015

Secretário Estadual é o convidado da 1ª reunião da Câmara do Turismo da Fecomércio no ano

O titular da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar, foi o convidado da primeira reunião da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio deste ano. O encontro, realizado durante almoço nesta segunda-feira, 2, na sede da Fecomércio RN, contou com a participação de representantes das 14 entidades que compõem a CET e foi coordenado pelo próprio presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, e pelo Coordenador da CET, George Gosson.

O titular da Setur fez questão de ressaltar a importância de fóruns como a CET da Fecomércio para o sucesso do trabalho que pretende desempenhar na pasta. “Temos aqui um grupo de formadores de opinião, de atores de todo o processo ligado à atividade turística. São parceiros indispensáveis em qualquer projeto ou ação que quisermos tocar na secretaria. É importantíssimo mantermos um canal aberto e perene de diálogo com esta Câmara e com a Fecomércio”, disse Ruy Gaspar.

O secretário também citou algumas ações que já começou a tocar. “Acabo de chegar da Fitur, uma das maiores Feiras de Turismo do mundo, realizada em Madri. Fizemos alguns contatos e começamos a mostrar ao Mercado que a postura da pasta, do governo em si, agora é outra. Se antes a política do governo para o turismo era não ter uma política de governo para o turismo, agora, a ordem é priorizar tudo o que for possível para fomentar esta atividade tão importante da nossa economia. Claro que ainda estamos começando. Temos muito o que caminhar. Mas encontros como este, onde trocamos experiências, visualizamos parcerias e ações conjuntas, são fundamentais para trilharmos este caminho com sucesso”, pontuou o secretário.

O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, fez questão de reforçar a importância desta aproximação. “Eu sempre digo que quando o Turismo vai bem, o comércio também vai bem. E vice-versa. Juntos, os setores de Comércio, Serviços e Turismo são os maiores recolhedores de impostos, respondem por quase metade do nosso PIB e empregam mais de 290 mil pessoas com carteira assinada. Por isso, implantar e levar adiante uma política de fomento a estes segmentos é prova de compromisso do Governo com o desenvolvimento efetivo da nossa economia e do nosso povo”.

Pesquisa e unidade móvel

Ainda durante a reunião da CET, o presidente Marcelo Queiroz determinou que o diretor executivo da Fecomércio, Marcus Guedes, apresentasse, em primeira mão para os membros da Câmara e o secretário Ruy Gaspar, os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) – que é ligado à Fecomércio – na segunda quinzena de janeiro em Natal para traçar o perfil do turista que nos visita. Os dados foram bastante elogiados pelo secretário.
“Nós só vamos divulgar oficialmente para toda a sociedade os dados no final desta semana, mas fiz questão de antecipar alguns destes números para vocês”, disse Queiroz.

O presidente da Fecomércio também anunciou a operação da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher no bairro de Ponta Negra, a partir do mês de março. A ideia é estacionar o caminhão dentro do Balneário do Sesc para atender aos comerciários funcionários dos estabelecimentos turísticos localizados naquela região da cidade.

“Este foi um pleito desta Câmara que nós estamos atendendo agora. Iremos levar esta nossa estrutura, que oferece mamografias e ultrassonografias, além de outros exames para o público feminino, para atender a estes colaboradores”, ressaltou.

A data exata de início do atendimento da unidade e o tempo durante o qual ela permanecerá lá ainda serão divulgados.