O estudante norte-rio-grandense, Valdir Freire Júnior, representa o estado na terceira etapa das Competições Senac de Educação Profissional – modalidade Serviço de Restaurante, torneio que testará as habilidades e conhecimentos de estudantes da Instituição oriundos de diversas regiões do País.
A cerimônia de abertura do evento foi realizada na noite de ontem (28), no Hotel-escola Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES), mesmo local onde ocorrem as provas. Além do potiguar, oito jovens dos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e Santa Catarina participam da competição, que se estende até a próxima sexta-feira (02).
No ano em que comemora 70 anos, o Senac lançou a primeira edição das Competições Senac de Educação Profissional. O torneio foi dividido por etapas e envolve 35 jovens em quatro ocupações: Serviço de Restaurante, Cozinha, Cabeleireiro e Cuidado de Saúde e Apoio Social. Eles participarão de provas nacionais, até dezembro, elaboradas por docentes do Senac. Os testes simulam situações reais de trabalho nessas ocupações, revelando a excelência em comércio e serviços.
Aos 21 anos de idade, Valdir Júnior, afirma estar confiante com o resultado de sua participação. “É uma grande responsabilidade representar o nosso estado, uma mistura de ansiedade e felicidade. Porém, meu foco é ganhar esta competição e seguir na carreira como Sommelier, meu maior sonho”, afirmou.
Há cerca de um ano, ele dedica 8h diárias aos treinamentos para a competição, que são realizados sob supervisão da instrutora do Senac, Eliane Soares. Durante este período, ele aprofundou estudos em áreas como preparo de bebidas clássicas, flambagem, trinchamento de proteínas e análise olfativa de bebidas, como vinhos, licores e destilados, dentre outros.
A iniciativa do Senac busca refletir as competências e os atributos dos alunos mais talentosos do setor, desafiando-os a resolver situações de trabalho específicas de sua área de atuação. E visa estimular o participante a adquirir maior comprometimento com a qualidade do seu trabalho, contribuindo para desenvolver uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional.
Passaporte para o futuro
Os alunos vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Os competidores de Cozinha e de Serviço de Restaurante que obtiverem o 1º e o 2º lugares participarão de uma etapa seletiva, no início do próximo ano, com alunos dos Institutos Federais para definição de quem entrará no processo de preparação e representará o Brasil na próxima WorldSkills – competição internacional com participação de mais de 60 países, a ser realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em outubro de 2017.