Em agosto, foram registradas 175.822 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para fazer negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito, de acordo com o indicador da Serasa Experian, divulgado nesta segunda-feira (22).
Os dados indicam que, a cada 15,2 segundos no país, alguém foi vítima de uma tentativa de fraude. Em relação a julho de 2014, foi registrada queda de 2,8%.
De acordo com economistas da Serasa Experian, a queda na busca por crédito nos bancos e instituições financeiras, bem como a menor demanda por linhas telefônicas, se refletiu nas tentativas de fraude.
Entre os setores analisados pela pesquisa, telefonia respondeu por 62.092 registros, totalizando 35,3% do total de tentativas de fraude realizadas em agosto de 2014, queda em relação aos 46,8% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013.
Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 58.240 registros, equivalente a 33,1% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 27,3% das ocorrências.
Na sequência, em terceiro lugar, está o setor bancário, com 38.559 tentativas, 21,9% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 17,4% dos casos.
O segmento varejo teve 13.804 tentativas de fraude, registrando 7,9% das investidas contra o consumidor em agosto de 2014, alta em relação aos 6,7% observados em agosto de 2013. O ranking de tentativas de fraude de agosto de 2014 é composto ainda por demais segmentos (1,8%).
*Fonte: G1 Economia