Notícias

29 de agosto de 2016

Alunos do Sesc Cidadão participam de oficinas com material reciclável

Associar arte com consciência ecológica, conceitos que foram destaques nas oficinas de confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, realizadas nos dias 24 e 25/08, pelo artesão Alexandre Ferro e a assistente Adriana Freitas, na escola do Sesc Zona Norte e no projeto Sesc Cidadão da Vila de Ponta Negra. A atividade contempla a programação do Sistema Fecomércio, especificamente do Sesc RN, no Fest Bossa & Jazz.

Os alunos eram só curiosidade pelos instrumentos apresentados, alguns não tão conhecidos, como o xanxerê e o pau de chuva, em contrapartida a outros, como o berimbau, tamborim e pandeiro. “As crianças dão muito valor a esse conhecimento e a curiosidade fica aguçada para aprender a fazer e por saberem que o que consideravam lixo tem agora um novo destino”, destaca o professor.

Para Arthur, 8 anos, o berimbau foi um dos instrumentos que mais chamou sua atenção. “Gosto de capoeira e agora sei que posso tentar fazer um berimbau pra mim usando o que posso pegar em casa ou na rua”.

Esses intercâmbios do saber são muito valorizados pelos educadores do Sesc, que trabalham na perspectiva de apresentar novas possibilidades de aprendizado. Para a orientadora pedagógica Samaia Samantha, essa atividade realizada no Sesc Cidadão só veio a somar.

“Atividades como essa contribuem para o incentivo das habilidades artísticas e musicais. Vejo o interesse no comportamento deles. Inclusive, para sair da rotina, semanalmente desenvolvemos um momento de convivência entre os alunos do karatê, PHE (Programa Habilidades e Estudo), xilofone e da orquestra, com uma programação bem diversificada, com palestras e oficinas. O relato dos pais e das professoras dão o direcionamento que estamos no caminho certo”.

Fest Bossa & Jazz

Em 2016 o Fest Bossa & Jazz celebra sua 7º edição e como novidade se estenderá até a segunda maior cidade Estado, Mossoró e se dividirá em dois períodos. Com acesso totalmente gratuito e à proposta de promover o intercâmbio entre nomes consagrados e novos expoentes da música, o Fest Bossa & Jazz tem como principal objetivo divulgar e fortalecer o trabalho de artistas da música instrumental, da Bossa Nova, do Jazz e do Blues.

Na parte diurna do evento são oferecidas palestras, oficinas sócio ambientais e workshops para músicos e estudantes, diferenciando-se da maioria dos outros festivais do gênero e com tudo isso incluindo o RN no circuito dos grandes festivais do Brasil.

Neste contexto, o Sesc RN é parceiro deste evento e oferece aos seus alunos ações formativas. Nesta edição foram realizadas oficinas para alunos das escolas e projetos da instituição, comunidade de Pipa, bem como workshops realizados na Escola de Música da UFRN.

Sesc Cidadão
Criado em 26 de julho de 2006, o Sesc Cidadão Ponta Negra, inicialmente chamado “Vida na Vila”, é fruto de um embrião do trabalho desenvolvido pelo Sesc ao educar jovens e adultos pescadores da localidade.
Seu objetivo é desenvolver o potencial dos alunos entre 08 e 15 anos em situação de vulnerabilidade social da Vila de Ponta Negra, por meio de atividades lúdicas, acompanhamento pedagógico (português, matemática e outras disciplinas), lazer e ações culturais. Além disso, pessoas de 15 a 80 anos também são assistidas pelo projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pela constante oferta de cursos de geração de renda.

Seguem as atividades realizadas sistematicamente pelo projeto:
•Acompanhamento pedagógico,
•Educação de Jovens e Adultos (EJA),
•Karatê
•Orquestra xilofônica e de cordas
•Palestras sócio-educativas
•Oficinas de trabalhos manuais, de xadrez, de dança, de teatro e de fotografia
•Contação de histórias
•Aulas de campo/passeio
•Apresentações da orquestra
•Atividades com as famílias e comunidade, tais como oficina de geração e renda
•Ação Qualidade de Vida com serviços sociais junto a parceiros internos e externos
•Encaminhamentos ao 1º emprego
•Cursos de qualificação
•Projeto Aprendiz Cidadão (13 educandos egressos do Sesc Cidadão atuam fora e dentro da instituição)

Presença no RN

Além de Natal, o projeto Sesc Cidadão está presente em mais duas cidades do estado. Em Mossoró, onde atua desde 2008 junto à Comunidade do Fio e já atendeu cerca de 983 pessoas; e Caicó, onde 1.283 pessoas foram atendidas desde a fundação do projeto, em 2005.

Outras notícias

Pular para o conteúdo