4 de julho de 2014

Pedidos de falências caem em junho, revela Serasa Experian

De acordo com Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, em junho de 2014, foram realizados 114 pedidos de falência em todo o país, representando uma queda de 19,1% em relação aos 141 requerimentos efetuados em maio. Na comparação com junho de 2013, quando o índice registrou 151 pedidos, houve recuo de 24,5%.

Dos 114 requerimentos de falência efetuados em junho de 2014, 61 foram de micro e pequenas empresas, 26 de médias e 27 de grandes.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda nos pedidos de falências em junho segue o mesmo comportamento de redução registrado nos últimos três meses.

Diante do menor dinamismo da economia, as empresas têm procurado ajustar seu planejamento financeiro a fim de evitar insolvências, principalmente com a elevação das taxas de juros e a menor geração de negócios.

As recuperações judiciais requeridas apresentaram queda de 11,5% em junho de 2014, quando comparadas com o mês anterior. Foram 69 solicitações realizadas no sexto mês deste ano, contra 78 em maio. As micro e pequenas empresas lideraram os requerimentos de recuperação judicial com 40 pedidos, seguidos pelas médias (21), e pelas grandes (8).

*Fonte: Serasa Experian