Notícias

12 de março de 2014

Presidente do Sistema Fecomércio abre Mostra Encontro com o Cinema Alemão no Sesc RN

O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, fez a abertura oficial da mostra “Encontro com o Cinema Alemão”, na noite desta terça-feira, 11.03, no Auditório do Sesc Centro. A mostra está sendo realizada pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc, em parceria com o Goethe Institut, e faz parte da programação da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014.

“Esta mostra que começamos hoje aqui no Rio Grande do Norte é um grande passo dentro da série de ações que vimos realizando em parceria com a Alemanha. Temos encontrado neste povo irmão, sobretudo nos representantes do estado da Renânia Palatinada, que guarda importantes semelhanças geográficas e culturais com o nosso Estado, um grande potencial parceiro em diversas ações nossas”, disse Queiroz.

Além de membros da diretoria do Sistema Fecomércio, a solenidade contou com a presença do Cônsul da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Geppert, que até maio, quando encerra a programação do ano da Alemanha no Brasil, terão sido realizados cerca de mil eventos. “Com estes eventos, a intenção é trazer para cada estado um pouco do que é a Alemanha, um pouco do que a Alemanha pode trazer para o Brasil, para cada vez mais estreitar esta relação bilateral, tanto na área empresarial, quanto educacional ou cultural”, afirmou o cônsul.

Ainda na noite de abertura os membros do Cineclube Natal, Gianfranco Marchi e Nelson Marques, fizeram uma explanação sobre o que retratam os dez filmes que serão exibidos durante a Mostra, produzidos entre o final do Século 20 e início do Século 21. As produções tratam de temas como a Segunda Guerra Mundial e a Alemanha Oriental pós-unificação. “O papel que os novos diretores alemães têm é de grande importância porque trazem à tona um momento novo daquele país, com uma nova leitura, uma nova crítica”, afirmou Nelson Marques.

Já na entrada do auditório do Sesc, os convidados eram recebidos por um típico alemão. E após conhecerem um pouco do que as obras devem mostrar, os presentes puderam assistir ao filme “Bem-vindo à Alemanha”, produção de 2010, dirigida por Yasemin Sandereli. Aqui em Natal, a mostra continua até o próximo sábado, 15.03, e deve passar ainda por São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Macaíba e Nova Cruz. “Vamos levar estes filmes para as cidades onde temos unidade do Sesc, como forma de interiorizar esta parceria, levando uma visão nova e profunda sobre grandes temas da história, não só do povo alemão, mas de toda a humanidade”, encerrou Marcelo Queiroz.

ENCONTRO COM O CINEMA ALEMÃO
Os filmes da mostra retratam dois temas de grande importância para a Alemanha, que são a Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Oriental com a unificação do país. Em cartaz, estarão filmes como “Adeus, Lenin” (2003), “Berlin is in Germany” (2001) “ e “Yella” (2007), com faixas etárias que variam entre 12 e 14 anos.

Para ter acesso à programação completa acesse o site: www.sescrn.com.br.

Outras notícias

Pular para o conteúdo