Notícias

5 de novembro de 2015

Presidente Marcelo Queiroz participa do lançamento do “Natal sem Dívidas”, do Procon Natal

Projeto tem como foco intermediar negociações e devolver crédito aos “superendividados” o que teria impacto positivo no comércio neste fim de ano

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, participou na manhã desta quinta-feira, 05.11, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, do lançamento da edição 2015 do “Natal sem Dívidas”, projeto da Prefeitura de Natal, realizado por meio do Procon Municipal, em parceria com a Fecomércio, CDL Natal e UNI-RN, e que tem como objetivo intermediar negociações entre credores e devedores, sobretudo aqueles que se encontram na situação de “superendividamento”.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Procon Natal irá promover a campanha, beneficiando consumidores que estejam inscritos em cadastros de inadimplentes, com a conciliação dos interesses das partes, de forma amigável e administrativa, buscando evitar demandas judiciais. “Nas outras duas edições do Natal sem Dívidas, conseguimos atingir um índice de 75% de acordos das partes que nos procuraram, com descontos que chegaram até 90% do valor da dívida, em alguns casos. Para 2015, a expectativa é que estes números sejam superados, chegando a mais de 80% de acordos”, afirmou o diretor-geral do Procon Natal, Kleber Fernandes.

A novidade da edição 2015, é que as negociações serão feitas na Praça Pedro Velho, a Praça Cívica (em anos anteriores, eram feitas no próprio Procon), em Natal, entre 10 e 20 de novembro. Nesta primeira fase, serão preenchidos formulários, e feitas a triagem e análise dos casos, além da elaboração de propostas para parcelamento de dívidas. A segunda fase, que acontece entre 23 e 27 de novembro, o programa terá mutirões de mediação em busca de audiência com as empresas.
Para o vice-presidente da CDL Natal, Carlos Pinheiro Borges (Kaká Borges), “é importante resgatar o crédito destas pessoas, que estão à margem.Trazê-las de volta neste final de ano deve dar um ânimo novo ao comércio. A coordenadora de Extensão da UNI-RN, Ana Maria Souza, ressaltou o diferencial que a participação no Natal sem Dívidas deve proporcionar aos estudantes da instituição que fazem parte das mesas de conciliação. “É uma experiência muito valiosa e que deve dar a eles uma vantagem no mercado”.
A realização do Natal sem Dívidas se dá em um momento bastante oportuno, quando a população começa a receber o 13º salário, e já se prepara para as compras de final de ano. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada no mês de outubro, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN), por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), apontou que dos consumidores natalenses que irão receber o 13º salário, 45,9% deles usarão o dinheiro extra para pagamento de dívidas. A cautela se explica pelo fato de vivermos um momento de recessão econômica.
“Sem consumidor, não há comércio. E é pelo respeito que os empresários do Comércio e dos Serviços tem pelos consumidores que a Fecomércio apoia, mais uma vez, a iniciativa. Combater o superendividamento e estimular o consumo consciente é benéfico para todos. Primeiro porque resgata a autoestima e reafirma a dignidade do consumidor, e segundo porque devolve este mesmo consumidor ao rol daqueles que podem pleitear crédito e com isso voltar a consumir. Quem sabe uma parte dos consumidores entrevistados pelo IPDC não pode se beneficiar do programa?”, afirmou Marcelo Queiroz.
“Depois de um período onde a grande oferta de crédito estimulou o consumismo, além do aumento de taxas de juros e gasolina, por exemplo, as pessoas foram perdendo o controle. As pessoas não se endividam porque querem, então nós temos que atuar como intermediadores da recuperação da capacidade de consumo destas pessoas. Por isso o Natal sem Dívidas é tão importante”, finalizou o prefeito Carlos Eduardo.

Outras notícias

Pular para o conteúdo