Artigos do Presidente

1 de maio de 2015

Cuidar dos trabalhadores, um dos orgulhos do Sistema Fecomércio RN

Comemoramos, na sexta-feira passada, mais um Dia do Trabalho, marco histórico de lutas dos trabalhadores em todo o mundo. Um dia que sempre serve para nós refletirmos sobre o seu papel do no mercado. Não hesito em afirmar: eles são fundamentais para qualquer empresa. É simplesmente impossível ter uma empresa – e, por consequência, um setor – forte sem colaboradores assistidos, estimulados, tratados como parceiros.

Para nossa grande alegria e orgulho, cuidar dos trabalhadores do nosso segmento de Comércio, Serviços e Turismo sempre foi uma das premissas do Sistema Fecomércio RN, e sempre fizemos isso com reconhecida excelência.

Este artigo foi publicado em 03 de maio de 2015 no jornal Tribuna do Norte

No próprio Dia do Trabalho, promovemos atividades em vários núcleos do Rio Grande do Norte, com ações nas áreas de esportes, lazer, cultura e cidadania. Atividades que reúnem dezenas de milhares de pessoas. Somente na nossa tradicional Corrida do Comerciário, que promovemos anualmente em Natal, mais precisamente na Zona Norte da cidade, são mais de 2 mil participantes.

Com a área de saúde do Sesc, realizamos anualmente, cerca de 8 milhões de atendimentos, com destaque para as áreas de Odontologia e Saúde Feminina.

Inserem-se aí, por exemplo, os 63.000 atendimentos já realizados pela Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher, desde 2012, em 9 municípios potiguares, e os 500.000 atendimentos já realizados com a Unidade Móvel OdontoSesc, em 39 municípios do RN.

Nos nossos restaurantes, localizados em Natal, Caicó e Mossoró, oferecemos 1,7 milhão de refeições por ano, com preços subsidiados e todo um cuidado nutricional, ou seja, refeição balanceada, de qualidade e com um sabor que é motivo de elogios de todos os seus usuários.

Já que nem só de comida vive um povo, como já disseram muitos pensadores, também investimos anualmente cerca de R$ 3 milhões em projetos culturais, de alcance indiscutível. São verdadeiros ícones da nossa atividade como o Palco Giratório (projeto de intercâmbio entre artistas e grupos que circula por todo o país com espetáculos gratuitos das mais diversas manifestações de arte), o Terraço do Relógio, o Janela Aberta, o CineSesc e o Parcerias Sinfônicas.

Realizamos ainda, anualmente, os consagrados “Jogos dos Comerciários” que reúnem cerca de 2 mil participantes, em um clima sadio de disputa e prática esportiva que só aproxima e promove o congraçamento entre os colaboradores do nosso setor.

Promovemos também a educação, qualificação e capacitação de nossos parceiros colaboradores e até mesmo de seus filhos ou dependentes menores. Com o Sesc, atendemos 5 mil alunos por ano, em infantil, educação de jovens e adultos e no nosso Programa de Habilidades Específicas, o PHE, que na prática funciona como um reforço escolar. Também preparamos os filhos e dependentes dos comerciários para alçarem voos mais longos. Desde 2013, anualmente, ofertamos 540 gratuitas em cursos preparatórios para o Enem em Natal, Mossoró e Caicó.

Em 2015, estamos oferecendo 13.599 vagas em cursos gratuitos com os programas de Gratuidade do Sesc (PCG) e do Senac (PSG). Este número representa um incremento de 15% sobre as vagas ofertadas em 2014, num investimento total de R$ 26,8 milhões em oportunidades que geram renda complementar, abrem portas no mercado de trabalho e no mundo do empreendedorismo.

Enfim, este é nosso trabalho de apoio, amparo, assistência e suporte àqueles que são bases fundamentais para o crescimento do setor de Comércio, Serviços e Turismo deste estado.

A eles, na semana em que comemoramos seu dia, os nossos parabéns e o nosso muito obrigado. Sigamos, juntos, construindo um Rio Grande do Norte mais desenvolvido do ponto de vista econômico e social. E saibam que podem contar, sempre, com o Sistema Fecomércio e todos os que o fazem.

Marcelo Fernandes de Queiroz
Presidente do Sistema Fecomércio RN