Notícias

21 de fevereiro de 2014

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chega a Lajes

São 60 dias úteis de atendimento gratuito à saúde das mulheres do município

A população da cidade de Lajes, distante 125 km de Natal, recebe, no próximo dia 25, o Sesc Saúde Mulher. A solenidade de chegada da unidade móvel acontece às 19h, na própria unidade, estacionada na Praça Monsenhor Vicente, Centro. Os atendimentos já começam no dia seguinte (26), a partir das 8h, de acordo com os agendamentos que podem ser marcados de segunda sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h, na própria unidade.

“Com esta unidade, nós já percorremos diversas cidades do estado, levando atendimento especializado às mulheres potiguares, oferecendo exames que, historicamente, elas tinham extrema dificuldade de realizar na rede pública. Exames que são fundamentais para uma vida saudável. Cuidar de mães, esposas, avós, filhas, tias, madrinhas, sobrinhas; enfim, das mulheres; é cuidar da família potiguar, pois elas são uma das bases de sustentação, que fazem forte qualquer núcleo familiar. E é por isso que o trabalho da Unidade Sesc Saúde da Mulher é um dos grandes orgulhos do Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

Antes de Lajes, o Sesc Saúde Mulher esteve em Santana do Matos. Durante os 60 dias úteis, a equipe da unidade realizou 164 mamografias, 226 ultrassonografias, 501 exames preventivos, além de ações educativas em saúde. “Estamos muito felizes em oferecer serviços gratuitos de saúde a mais um município do Estado. Em um só local, a população feminina pode fazer sua mamografia, preventivo e ultrassonografias. Tudo de forma prática e sem enfrentar filas”, destaca a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral.

Sesc Saúde Mulher
Inaugurada em julho de 2012, a Unidade Móvel é um projeto inédito na área de saúde no país, resultado de uma parceria do Sistema Fecomércio/RN, Sesc Nacional, Governo do Estado e prefeituras.

A itinerância do projeto permite que os serviços gratuitos de assistência médica preventiva atendam a milhares de mulheres de várias localidades. O município de Extremoz foi o primeiro a receber a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher.

Em pouco mais de um ano de atividade (julho/ 2012 a janeiro/2014), a unidade móvel esteve em: Extremoz, Zona Norte de Natal, Angicos, Fernando Pedroza e Santana do Matos, realizando 37.457 atendimentos. O primeiro ano do projeto foi comemorado na cidade de Angicos.

Estrutura
· Consultório médico e sala de ultrassonografia
. Sala de mamografia com proteção radiológica
. Banheiro com acesso pelo hall e sala de atendimento

Atendimentos/Expectativas mês:
· Exames preventivos: 480
· Educação em Saúde: 1050
· Mamografias: 240
· Ultrassonografias (mama, pélvica e transvaginal): 120

Serviço:
O quê? Agendamentos no Sesc Saúde Mulher
Quando? 10/02 até a permanência da unidade no município
Horário? 08h às 12h e das 13h às 17h
Local? Praça Monsenhor Vicente, Centro. Lajes/RN

Solenidade do Sesc Saúde Mulher em Lajes
Quando? Dia 25/02, às 19h
Local? Praça Monsenhor Vicente, Centro. Lajes/RN
Mais: www.sescrn.com.br

Outras notícias

Pular para o conteúdo