26 de agosto de 2016

Uber começa a operar em Natal nesta sexta-feira a partir das 14 horas

Começa a funcionar a partir das 14h de hoje (26), em Natal, o serviço de transporte particular Uber, cujo tempo de espera entre a chamada e a chegada do veículo onde o usuário está deverá ficar em torno dos cinco minutos. A capital potiguar é a quarta cidade do Nordeste a receber a nova plataforma para transporte e a 18ª do país, mesmo sem uma regulamentação da Câmara Municipal que agendou para o próximo dia 30 uma audiência pública para debater o assunto.

Três projetos que tratam da proibição e regulamentação de serviços do gênero estão tramitando na casa. Para o usuário, a promessa é de mais comodidade e preço justo, com garantia de sergurança e transparência. Já o motorista poderá trabalhar no horário que preferir e um sistema informatizado para operar. Para utilizar o serviço usuário e motorista precisam baixar gratuitamente o aplicativo e preencher um cadastro.

Quando quiser contratar a viagem, o cidadão verá qual é o veículo mais próximo, foto e informações do motorista, acompanhará todo o trajeto via GPS e pagará automaticamente a viagem sem a necessidade de dinheiro em espécie, uma vez que já terá cadastrado um cartão de créditos no seu perfil do Uber. Os valores variam de acordo com o percurso e o tempo. Ao chamar um Uber, o usuário paga R$ 2,50 e a cada quilômetro rodado soma R$ 1,20 e outros R$ 0,17 por minuto. O valor mínimo total da viagem sempre será R$ 6,00 mesmo que a soma dos valores fique abaixo disso.

O diretor de Comunicação do Uber, Fábio Sabba, conta que motorista e passageira precisam responder a uma avaliação ao final da viagem. “O usuário precisa dar uma nota de 0 a 5 e o motorista precisa receber no mínimo 4.7 porque se a nota for menor que isso poderá ser excluído. Isso o obriga a oferecer cada vez um serviço melhor e tratar bem o cliente”, explica o diretor.

O modelo de Uber que passa a funcionar em Natal é o UberX, um serviço mais barato da empresa, mas com motoristas selecionados que passaram por análise de antecedentes criminais, nas esferas municipais, estadual e federal, que têm seguro para cobertura ao passageiro, habilitação necessária para dirigir e carro com modelo de 2008 em diante, quatro portas e ar condicionado.

*****Ainda não há um projeto que regulamenta o Uber em Natal, mas o diretor de comunicação da empresa diz que o serviço funciona dentro da legalidade, paga seus impostos e que já há ações judiciais ganhas que confirmaram a legitimidade do sistema operar. Na Câmara Municipal, os vereadores já estão discutindo o assunto e se dividem em opiniões. Mas tudo isso a gente conta em detalhes na edição impressa do NOVO desta sexta-feira (25) que também está disponível no aplicativo NOVODigital.

Fonte: Novo Jornal