13 de novembro de 2018

Sesc Saúde Mulher é instalada em Macaíba

O vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba, Luiz Lacerda, participou na noite desta segunda-feira, 12, da solenidade de instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher na cidade de Macaíba, que aconteceu no pátio da Prefeitura da cidade. Abrindo a solenidade, as mulheres do Grupo Mão Amiga fizeram uma apresentação com uma paródia de uma música da cantora Anitta sobre a prevenção do câncer de mama.

Em seu discurso, Lacerda destacou que a parceria mantida com a Prefeitura para viabilizar a instalação da unidade móvel em Macaíba e que sua “chegada no município é mais uma demonstração do compromisso que o Sindicato tem com o bem-estar da população. Esta instalação também faz parte de ações que serão realizadas até o final deste ano em comemoração aos 70 anos do Sindicato do Comércio Varejista, que é a mais antiga do RN”.

O projeto do Sesc RN, instituição do Sistema Fecomércio, permanecerá na cidade até o dia 18.12, e tem como meta realizar 1.600 exames gratuitos, sendo 800 mamografias e 800 preventivos, além de 2 mil orientações sobre saúde feminina. A unidade tem consultório ginecológico; sala de mamografia com mamógrafos digitais e proteção radiológica; banheiro; sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde. A equipe é composta por enfermeira, educadora em saúde, técnica de radiologia, médica e artífice.

“É uma grande honra receber esta unidade aqui em Macaíba. Sabemos que é através do diagnóstico precoce que vamos preservar a saúde das mulheres. Quero registrar meu agradecimento a Luiz Lacerda pelo cuidado que sempre tem com nossa cidade, e pelo empenho de trazer este projeto para cá”, comemorou o prefeito Fernando Cunha.

O RN foi pioneiro no país ao receber, em 2012, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, à época um projeto piloto. Desde então, já foram realizadas 19.050 mamografias e 24.004 preventivos, além de 144.073 ações de educação em saúde. Das quase 50 mil mulheres atendidas pela unidade em 27 municípios potiguares foram detectadas alterações em 806 delas a partir dos exames ofertados pelo projeto, sendo encaminhadas ao serviço público de saúde para dar continuidade ao tratamento.

Também participaram da solenidade o diretor Regional do Sesc, Fernando Virgilio; do diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta; da diretora de Programas Sociais do Sesc, Ilsa Galvão; além de secretários municipais, vereadores e a população.