29 de outubro de 2019

Sesc RN detalha atuação do Mesa Brasil em audiência pública sobre desperdício de alimentos na Câmara Municipal de Natal

Programa do Sistema Fecomércio RN já arrecadou e distribuiu mais de 20 mil toneladas de alimentos desde sua implantação no estado, há 16 anos

O programa Mesa Brasil Sesc, mantido no estado pelo Sistema Fecomércio RN, foi destaque em audiência pública, nesta terça-feira (29), quando a Câmara Municipal da capital potiguar discutiu “ações para combater o desperdício de alimentos em Natal”.

A audiência foi proposta pelo vereador Felipe Alves, com o objetivo de discutir e propor ações e políticas públicas que possam enfrentar o problema. O Sesc RN foi convidado a participar e apresentar dados referentes à edição local do Mesa Brasil. O programa tem origem no Departamento Nacional do Sesc e é, por definição, uma “rede nacional de solidariedade que atua na área de segurança alimentar e nutricional, por meio de doação de alimentos excedentes a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social”. Em linhas gerais, o Sesc, por meio do Mesa, recolhe alimentos de onde eles sobram para, após uma manipulação básica, distribuí-los com entidades beneficentes, completando centenas de milhares de refeições todos os anos Brasil afora.

O diretor regional do Sesc, Fernando Virgilio, falou sobre as perspectivas do programa, apresentando dados e números das ações do Mesa Brasil desde a sua criação, em 2003. “O Mesa Brasil é uma iniciativa consolidada que prega, principalmente, a solidariedade. Mantemos um trabalho de excelência e equidade, com apoio dos empresários e comerciantes”, destacou. Entre os dados apresentados, Virgilio citou que, de 2003 para cá, foram arrecadadas mais de 20 mil toneladas de alimentos. Somente em 2018 a arrecadação anual do Mesa Brasil RN atendeu a mais de 570 mil pessoas em todo o estado, distribuindo principalmente produtos hortifrutis, cereais e legumes.

Contudo, o diretor regional do Sesc RN alertou durante a audiência pública para a redução no número de parceiros doadores, explicando que as metas para 2019 (que eram de 126 empresas doadoras e 133 instituições beneficiadas) não estão sendo atingidas. “O programa depende dos parceiros e da integração entre os setores. Até setembro, tínhamos apenas 50 empresas doadoras e isso impacta no número de instituições beneficiadas, que foram apenas 106. Mesmo assim, conseguimos arrecadar quase 930 mil quilos de alimentos, beneficiando cerca 232 mil pessoas” comentou.

Campanha

O diretor regional do Sesc, Fernando Virgilio, aproveitou a ida à Câmara Municipal de Natal para falar um pouco, com os vereadores presentes, da campanha #euValorizo, que busca sensibilizar a sociedade para a relevância do trabalho realizado pelo Sistema Comércio no Brasil e, em particular, no RN. O propositor da Audiência, vereador Felipe Alves (MDB), fez questão de registrar uma foto com a moldura da campanha e ratrificar o seu apoio à mesma.

Participaram, ainda, da audiência pública, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Associação dos Supermercados, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN) e entidades beneficiadas, como LBV e Hospital Varela Santiago.