16 de setembro de 2019

Serviço Social do Comércio celebra 73 anos de atividades

Nesta sexta-feira, 13, o Sesc Brasil completou 73 anos promovendo educação, saúde, cultura, lazer, assistência com ações que transformam a realidade da comunidade de cada região em que uma unidade Sesc é instalada.

Nessas sete décadas de atuação, a missão da instituição mais do que promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vidas dos trabalhadores do comércio e de seus familiares, estende seus serviços à comunidade com ações inovadoras e de acolhimento para uma sociedade justa e democrática.

São mais de 580 unidades e cerca de 36 mil funcionários nas unidades Sesc pelo Brasil, dedicados a oferecer serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros.

No Rio Grande do Norte, o Sesc, instituição do Sistema Fecomércio contempla uma estrutura de 13 unidades fixas distribuídas pelas cidades de Natal, Macaíba, Nova Cruz, Caicó, Mossoró e São Paulo do Potengi; e três unidades móveis: OdontoSesc, Sesc Saúde Mulher e BiblioSesc.

Todos os projetos da instituição são provenientes da contribuição compulsória dos empresários de médio e grande porte do comércio de bens, serviços e turismo, portanto nenhum tem participação da iniciativa pública.

São essas contribuições que permitem que o Serviço Social do Comércio RN atue em cinco programas. Na educação, são 2.250 alunos matriculados nas turmas do ensino infantil ao fundamental, em sete escolas Sesc, localizadas em Natal, Macaíba, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Caicó e Mossoró.

Na saúde, o Sesc RN atua com saúde bucal em três unidades fixas (Natal, Mossoró e Macaíba), além da unidade móvel, OdontoSesc, que percorre pelo Rio Grande do Norte, para atender nas localidades onde não temos unidade fixa. Na nutrição, a previsão para este ano é servir cerca de um milhão de lanches e refeições nos restaurantes do Sesc.

A atuação móvel da Sesc Saúde Mulher é outra ação de destaque na saúde. A unidade móvel é uma extensão dos cuidados com às mulheres, por meio da realização de preventivos, mamografias e ações de educação em saúde. O projeto foi implantado no Rio Grande do Norte em 2012, à época um projeto piloto. Desde então, já foram realizadas 47.914 exames de mamografias e preventivos, além de 153.221 ações de educação em saúde.

Das 54.088 mulheres atendidas pela unidade em 29 municípios potiguares, foram detectadas alterações em 990 delas a partir dos exames ofertados pelo projeto, sendo encaminhadas ao serviço público de saúde para dar continuidade ao tratamento.

No programa cultura os aplausos são destinados ao talento artístico, com projetos de incentivo as diversas manifestações artísticas, como os editais da Galeria Sesc, Mostra Sesc de Arte e Cultura, Aldeia Sesc Seridó, Cine Sesc, Palco Giratório, Selo Sesc com lançamento de livros, inclusive a obra “O poeta Câmara Cascudo – um livro no inferno da biblioteca”, do escritor Dácio Galvão, que além de Natal foi lançado na FLIP 2019, em Paraty/RJ. Só em 2019, 165 mil pessoas serão beneficiadas com as ações culturais.

O bem-estar e a qualidade de vida passa pelo esporte, seja com a oferta de modalidades esportivas em suas unidades ou em eventos, o Sesc estimula uma mudança de hábito mais saudável. Um dos exemplos é o tradicional Circuito Sesc de Corridas e os Jogos dos Comerciários, um dos maiores eventos esportivos do estado.

No programa Assistência, o Mesa Brasil é um dos destaques por ser uma rede nacional de solidariedade que recebe alimentos em condições de consumo doados por empresas cadastradas e tem como destino as 126 instituições beneficiadas. A previsão para 2019 é arrecadar e distribuir 1.372.000 kg de alimentos.

São muitos números e histórias de transformações na vida de milhões de pessoas pelo país. Para saber mais sobre os projetos e ações do Sesc RN, a instituição disponibiliza um site (www.sescrn.com.br) para consulta e interação com o público.

Criação do Sesc

Em 1946, um ano após o surgimento da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo – CNC, o então presidente da república, Eurico Gaspar Dutra, decretou a criação do Sesc e do Senac.

No Rio Grande do Norte, a instituição se instalou em 1949, com um intenso trabalho de divulgação junto aos empresários do comércio da capital potiguar. A expansão comercial nos bairros de Cidade Alta e Alecrim nos idos de 1951, solidificou o trabalho desenvolvido pela instituição e permitiu o acompanhamento do desenvolvimento das atividades do comércio tanto na capital do estado, quanto em cidades interioranas, como Mossoró e Caicó.