Notícias

29 de julho de 2016

Senac promove degustação de vinhos alemães com sommelier premiada

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, reuniu, na noite de ontem (28), empresários do segmento da gastronomia, distribuidores de bebidas e imprensa especializada para degustação de vinhos alemães, conduzida pela premiada sommelier paulista Gabriela Monteleone. O evento ocorreu no hotel Holiday Inn Natal e também marcou a certificação de instrutores da entidade, treinados pela especialista, ao longo das últimas três semanas.

A ação integra parceria entre o Sistema Fecomércio RN e o estado alemão da Renânia-Palatinado, com o objetivo de desenvolver o turismo local. Para 2016, o projeto contempla financiamento internacional para três capacitações voltadas aos profissionais do Senac com especialistas de referência nas áreas de Panificação Artesanal, Sommelier de Vinhos e Gestão Hoteleira e de Restaurantes.

Segundo o diretor regional do Senac RN, Fernando Virgilio, o objetivo principal é reciclar a equipe técnica com as principais inovações mundiais desses segmentos. “Estamos elaborando novos cursos para atender às demandas do setor turístico e a formação dos nossos instrutores é primordial. A preocupação do Senac é sempre disponibilizar as melhores técnicas e processos para qualificação de profissionais no nosso estado”, afirmou.

O cônsul honorário da Alemanha no Rio Grande do Norte, Axel Serrano Geppert, reforçou que a intenção é contribuir com o desenvolvimento econômico local a partir do investimento na formação de pessoas e novas tecnologias, dentre outras ações. “Para isso, atuamos em diferentes áreas, em conjunto com instituições do Sistema S. Em especial no estado, o Senac tem se mostrado um excelente parceiro e temos visto bons resultados das iniciativas desenvolvidas”, afirmou.

Para Axel Geppert, o evento foi uma oportunidade para que formadores de opinião na área conhecessem um pouco mais dos vinhos alemães. “Apesar da excelente qualidade dos vinhos produzidos na Alemanha, em especial no estado da Renânia-Palatinado, eles ainda são pouco conhecidos e disseminados no Rio Grande do Norte. Espero que após este evento possamos encontrá-los com mais facilidade em Natal”, disse.

A sommelier Gabriela Monteleone destacou que “a Alemanha mora no coração de todo sommelier. Os vinhos produzidos no país são bebidas de muita personalidade e excelente qualidade”. Ela apresentou quatro rótulos, sendo três brancos e um tinto: Fritz Haag (2011), Keller (2013), Grans-Fassian (2010) e Meyer-Näkel (2012). Referência nacional na área, Gabriela foi eleita em 2012 e 2013 com a melhor do Brasil pela imprensa especializada.

Certificação será reconhecida pela União Europeia

Na área de Vinhos, atualmente, o Senac possui três cursos no portfólio disponível no Rio Grande do Norte. Após o treinamento da equipe técnica, a entidade pretende disponibilizar, até o primeiro semestre de 2017, novo itinerário para formação do profissional de vinhos, com um total de oito capacitações.

Os cursos poderão ser feitos de forma isolada pelos interessados no assunto. Porém, aqueles que participarem do itinerário completo, poderão se submeter a prova de certificação para obter o título de Sommelier de Vinhos, reconhecido no Brasil e na União Europeia.

“O Senac RN será o único centro no Brasil capaz de emitir certificado válido na União Europeia, pela do Câmara do Comércio de Trier. Isso será um grande diferencial para os profissionais do estado e para nossa instituição”, destacou o diretor regional Fernando Virgilio.

Referência em capacitação profissional nas áreas de gastronomia e serviços de restaurante, o Senac possui portfólio que conta com mais de 100 cursos nos segmentos. A infraestrutura disponibilizada e os instrutores certificados e experientes estão entre os principais diferenciais da entidade, que tem cerca de 70 anos de atuação no Rio Grande do Norte.

Outras notícias

Pular para o conteúdo