13 de maio de 2019

Projeto “Sistema em Movimento” leva conjunto de ações e atividades do Sistema Fecomércio RN para polos comerciais potiguares

Atuar ainda mais próximo dos comerciários e comerciantes do Estado é o foco do mais novo programa do Sistema Fecomércio RN. O “Sistema em Movimento” foi lançado oficialmente pelo presidente Marcelo Fernandes de Queiroz, nesta segunda-feira, 13, durante um café da manhã no Sesc Rio Branco, para empresários e lideranças do Centro de Natal e regiões comerciais adjacentes (como Tirol, Ribeira e Petrópolis), primeiro polo em que o projeto irá acontecer. Também participaram da apresentação do projeto aos empresários o diretor Executivo da Fecomércio, Jaime Mariz; o diretor Regional do Sesc, Fernando Virgilio; e o diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta.

O Sistema em Movimento tem como objetivo promover um grande mutirão de ações e atividades, durante um período de aproximadamente 60 dias em cada polo comercial em que aportar. No caso desta primeira edição, os projetos, produtos e serviços de excelência oferecidos por Fecomércio, Sesc e Senac incluirão cursos rápidos de capacitação e qualificação na unidade Móvel Senac de Informática e Gestão, além de atendimentos na unidade móvel Sesc Saúde Mulher.

Equipes do Sesc, do Senac e da Fecomércio já visitaram mais de cem empresas de Comércio, Serviços e Turismo do polo para identificar e programar outras ações, como palestras e minicursos nas áreas de saúde e nutrição, como oficinas de aproveitamento de alimentos e cursos para gestantes, entre outras, sempre com foco nos trabalhadores e empreendedores do comércio.

Os primeiros resultados da primeira edição do “Sistema em Movimento” já começaram a aparecer: durante as vistas feitas às Lojas Americanas, Rio Center, Lojas Cabide e Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) foram feitas ações de orientação à saúde com a participação de mais de 60 mulheres, o que resultou na marcação de 20 exames preventivos.

Entre os cursos e palestras de capacitação que serão oferecidos na Unidade Móvel do Senac, destaque para temas como “Técnicas de Negociação”, “Técnicas Avançadas de Softwares de Apresentação”, “Desenvolvimento de equipes”, “Estratégias de negociação para vendedor”, entre outros. Para atendimento na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, estão sendo priorizadas trabalhadoras do comércio com idades entre 25 a 64 anos que poderão agendar atendimento – de acordo com a conveniência do seu horário de trabalho – para realizar seu exame preventivo.

As duas unidades móveis ficarão estacionadas neste período na Praça Sete de Setembro, local que também irá receber no “Dia S” (29.06), a unidade BiblioSesc. Neste dia, o público poderá desfrutar de diversos serviços como Cine Sesc; ginástica laboral; consultas dietoterápicas; palestras educativas em saúde; e oficinas de aproveitamento de alimentos; entre outros.

Beco da Lama

No conjunto de ações e atividades específicas para esta primeira edição do “Sistema em Movimento”, também estão sendo oferecidas capacitações específicas para os estabelecimentos localizados no tradicional Beco da Lama. A ideia do “Senac no Beco” é qualificar e oferecer consultorias para os empreendedores do Beco da Lama e adjacências, contribuindo com a revitalização desse espaço cultural, alavancando o desenvolvimento social e econômico do comércio e do Centro da cidade. São temas como manipulação segura de alimentos, técnicas de preparação de comidas de boteco, entre outras.

Os empreendedores do Beco da Lama que participarem das ações de qualificação e tiverem as novas práticas implementadas atestadas por auditoria técnica do Senac, receberão o selo do Programa Senac de Qualidade para Bares e Restaurantes.

O presidente da Viva o Centro, Delcindo Mascena, destacou que a associação surgiu há cerca de 10 meses devido à identificação da necessidade de promover a revitalização comercial, cultural e urbanística do Centro de Natal, e que desde o início o Sistema Fecomércio dispôs a ajudar. “Nós precisamos cuidar desta região, assim como do Alecrim e da Ribeira, para que as próximas gerações ainda consigam vivenciar o que estes bairros têm para oferecer. Nós só temos que agradecer ao Sistema Fecomércio por estar junto desde o início com o Viva o Centro, abraçando nosso movimento, fazendo se realizar esta parceria, unidos por uma mesma missão, que é a revitalização do Centro”, completou.

“De uma maneira geral, esta iniciativa tem como foco nos aproximar ainda mais do nosso público-alvo prioritário, que são os trabalhadores do comércio, serviços e turismo, facilitando o acesso destas pessoas aos nossos serviços. Muitas vezes as distâncias e a impossibilidade de conciliar com seus horários de trabalho inviabilizam uma consulta médica, um curso de capacitação. Com o Sistema em Movimento, queremos levar toda nossa estrutura para perto das empresas, para que todos possam usufruir dela. É mais um caminho que estamos desenhando para ampliarmos a nossa atuação como apoiadores do desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.