Notícias

6 de dezembro de 2018

Parceria do Sistema Fecomércio RN com a Alemanha ganha prêmio do Ministério do Turismo

O Projeto Verena, um dos principais frutos de uma parceria que começou a ser costurada há cerca de dez anos pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e que contou com o apoio decisivo do cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert para sua concretização, ficou em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo (PNT), promovido pelo Ministério do Turismo, na categoria Qualificação e Formalização no Turismo. Os premiados foram anunciados na noite desta quarta-feira (5), em cerimônia realizada na Fundação Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O PNT premia projetos inéditos, inovadores e com contribuição significativa para o turismo brasileiro.

“É uma grande honra receber, em nome do Sistema Fecomércio, este prêmio que coroa um trabalho realizado com muito planejamento e foco em resultados. Temos trabalhado arduamente para contribuir com o desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Norte, que é uma das nossas principais atividades econômicas. Somos gratos ao governo alemão e ao cônsul honorário no RN, Axel Geppert”, comemorou o presidente Marcelo Queiroz, durante a solenidade.

O Projeto Verena é operado por meio do Senac RN e surgiu da parceria entre o Sistema Fecomércio RN e o estado alemão da Renânia-Palatinado, iniciada em 2009. No caso do Verena, o braço alemão é a Câmara do Comércio da Cidade de Trier. O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de conhecimentos para contribuir com a implementação de novas tecnologias e desenvolvimento do turismo potiguar, o que tem possibilitado ao Senac RN acesso à metodologias e processos inovadores voltados à cadeia produtiva do turismo.

A partir da estruturação do Projeto Verena, desde 2016, uma série de investimentos e ações foram implementadas, resultando na criação de 33 novos cursos pelo Senac, os quais já beneficiaram mais de 500 pessoas.

A assinatura do convênio de renovação do Projeto Verena para o ano de 2019 será realizada nesta sexta-feira, 7.12, às 15h, na sede da Fecomércio RN, entre o presidente Marcelo Queiroz e coordenador de projetos da Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier (EIC Trier), Matthias Fuchs.

Entre as iniciativas de sucesso participantes do Prêmio Nacional do Turismo, foram definidas sete categorias, as quais passaram por análise de uma comissão julgadora: Monitoramento e Avaliação do Turismo; Qualificação e Formalização no Turismo; Valorização do Patrimônio pelo Turismo; Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo; Turismo Social; Inovação Tecnológica no Turismo; Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo. Ao todo, 241 projetos foram inscritos no prêmio.

O evento teve como anfitriões o atual ministro do Turismo, Vinícius Lummertz; e o seu sucessor, Marcelo Álvaro Antonio; e contou com a presença do presidente da CNC, José Roberto Tadros; do diretor Regional do Senac RN, Raniery Pimenta; do diretor Regional do Sesc e ex-diretor do Senac RN, que auxiliou na execução do projeto Verena, Fernando Virgilio; do coordenador de turismo e hospitalidade da instituição, Marcelo Milito; além de representantes de entidades do turismo de todo o país.

Outras notícias

Pular para o conteúdo