Notícias

24 de março de 2015

Natalense gastará R$ 157 em média com compras para a Páscoa, maioria vai pagar à vista

Pesquisa realizada pelo IPDC, ligado à Fecomércio aponta gastos dos consumidores natalenses durante Semana Santa.

 

Família reunida, almoço regado à peixe e de sobremesa, muitos chocolates. Este perfil tradicionalista que o natalense tem de viver a Semana Santa se manterá este ano, como mostra a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, órgão ligado à Fecomércio RN.

Entre os dias 04 e 07 de março, o IPDC procurou saber quais são as intenções de consumo e de gastos dos natalenses para este período. Foram entrevistadas 650 pessoas na capital potiguar, entre os quais, 30% afirmaram que pretendem viajar com a família. Destes, 58,8% alegaram que terão como destino o interior do estado, 56,9% dizem que o objetivo da viagem é reencontrar parentes e amigos e 69,3% usarão o carro como meio de transporte.

A pesquisa também deixou claro que os natalenses vão manter a tradição na hora de ir às compras. 84,4% dos entrevistados têm a intenção de presentar entes queridos com ovos de chocolate, caixas de bombons, barras de chocolate ou chocolates caseiros e 81,2% deverão consumir peixes ou crustáceos. O gasto médio dos consumidores em produtos típicos da época será de R$ 157,07.

Um detalhe interessante é que os natalenses estão temerosos em fazer dívidas. Por isso, 75,1% pretendem pagar à vista, com dinheiro ou no cartão de débito. Além disso, 87,8% acreditam que os preços cobrados por produtos nesta Páscoa estão mais caros, quando comparados aos do ano passado. 59,4% dos consumidores devem realizar as compras uma semana antes do período pascal, e 35,8% devem comprar nos supermercados, movimentando o comércio neste período.

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo